Haas busca consistência no meio do pelotão da Fórmula 1

Haas busca consistência no meio do pelotão da Fórmula 1

Após um respeitável 7º lugar em 2024, a Haas ocupa atualmente a 9ª posição no Campeonato de Construtores na metade de 2025, temporada em que a equipe apostou em uma formação totalmente nova com Esteban Ocon e Ollie Bearman. Em meio a uma disputa acirrada no meio do pelotão, o time americano ainda busca encontrar regularidade para o restante do ano.

 


Melhor resultado

Esteban Ocon 5º na China

Depois de um fim de semana complicado na Austrália, onde a Haas se qualificou nas últimas posições, a equipe se recuperou com estilo no GP da China, conquistando seu primeiro resultado de pontos duplos da temporada.


Ocon e Bearman cruzaram inicialmente a linha de chegada em 7º e 10º, respectivamente, mas foram promovidos duas posições cada após as desclassificações de Charles Leclerc (Ferrari) e Lewis Hamilton, garantindo 5º lugar a Ocon e 8º a Bearman.


Apesar de outros resultados pontuáveis, a equipe ainda não conseguiu repetir o desempenho do francês, mostrando dificuldades para manter um nível de performance consistente na primeira metade da temporada.


Confronto no Qualifying

Ocon 8 x 6 Bearman

O piloto mais experiente superou o novato em oito ocasiões na classificação, incluindo um impressionante 8º lugar em Mônaco. Bearman igualou a posição em Silverstone, mas recebeu penalidade de 10 posições por infração no FP3, caindo para o 18º lugar — mesma punição sofrida em Mônaco.


Confronto nas corridas

Ocon 9 x 5 Bearman

Ocon também levou vantagem nas corridas, cruzando à frente em nove Grandes Prêmios. Bearman, por sua vez, enfrentou mais problemas mecânicos, registrando dois abandonos contra apenas um de Ocon.

Dos 35 pontos atuais da Haas, Ocon é responsável por 27, ocupando o 10º lugar no Mundial de Pilotos, enquanto Bearman soma 8 pontos e está em 19º.


Melhor momento

O resultado de pontos duplos em Xangai foi um destaque promissor, mostrando que o VF-25 tem ritmo e que a equipe consegue executar estratégias sólidas. Bearman ainda subiu do 17º no grid graças a um plano alternativo, enquanto Ocon descreveu a recuperação como uma “virada incrível” e Bearman disse se sentir “muito orgulhoso” da equipe.

Outros momentos positivos incluíram mais resultados de pontos duplos, como em Bahrein e no Sprint do GP da Bélgica.


Pior momento

A Haas teve uma sequência de corridas sem pontuar entre Arábia Saudita e Ímola, e ainda enfrentou o incidente no GP da Grã-Bretanha, quando Ocon e Bearman colidiram.

O início desastroso na Austrália foi talvez o momento mais difícil, com Bearman admitindo que não disputar pontos foi uma “surpresa desagradável”. O chefe de equipe Ayao Komatsu também se disse “enjoado” com o desempenho do carro, acionando esforços imediatos para corrigir os problemas.


Perspectivas

Apesar de alguns bons momentos, o desempenho da Haas tem sido imprevisível de um fim de semana para outro. Para avançar a partir da 9ª posição, será fundamental desenvolver consistência.

Ocon resumiu antes da pausa de verão:


“Houve alguns pontos positivos nesta primeira metade. Marcamos uma boa quantidade de pontos, mas não somos consistentes o suficiente. Vamos dar tudo na segunda metade. Em Spa tivemos uma performance incrível, mas não estamos nesse nível todo fim de semana. Precisamos trabalhar a consistência. Confio totalmente na equipe, e a temporada ainda não acabou.”


Komatsu afirmou que o objetivo de longo prazo é alcançar o pódio, o que indica que, no curto prazo, a Haas pretende se aproximar da frente do meio do pelotão e dar passos rumo a essa meta.

Imagem: Getty Images/F1 

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