
Hungaroring encerra primeira fase da F1 antes da pausa
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O circuito de Hungaroring será o palco da última corrida da Fórmula 1 antes da tradicional pausa de verão(europeu). O Grande Prêmio da Hungria, que acontece neste fim de semana, marcará o quadragésimo aniversário do evento no calendário da categoria.
Além da prova, o circuito húngaro receberá sessões de testes da Pirelli nos dias 5 e 6 de agosto. As atividades fazem parte do desenvolvimento dos pneus da temporada 2026. Ferrari, Racing Bulls e McLaren participarão de apenas um dos dois dias, enquanto a Alpine estará presente em ambos. Segundo o regulamento, a construção dos pneus deve ser homologada até 1º de setembro, e os compostos até 15 de dezembro. Após Hungaroring, mais seis dias de testes estão previstos: dois em Monza, dois em Mugello e dois na Cidade do México.
A Pirelli levará a mesma combinação usada em 2023: C3 como duro, C4 como médio e C5 como macio. Embora o novo C6 tenha sido introduzido nesta temporada como o composto mais macio, ele não foi escolhido para esta etapa devido às exigências específicas do traçado.
Hungaroring impõe uma alta densidade energética nos pneus em cada volta, não pelas cargas absolutas, mas pelo traçado curto, que acumula desgaste rapidamente. As temperaturas elevadas, somadas ao asfalto escuro, contribuem para uma degradação térmica intensa. Em 2023, o circuito registrou a maior temperatura de pista da temporada, com 58,6 °C.
A estratégia predominante na corrida de 2024 foi a de duas paradas, com combinações variadas de C3 e C4. O pneu médio apresentou melhor desempenho, sendo a escolha de 13 pilotos para a largada. Entre os demais, quatro optaram pelo macio e três pelo composto duro.
Yuki Tsunoda, da Racing Bulls no ano passado, foi o único a completar a corrida com apenas uma parada. Alguns pilotos arriscaram três paradas, usando o composto macio em um stint final mais curto. Fernando Alonso e Lance Stroll, da Aston Martin, usaram todos os três compostos, apostando em uma estratégia personalizada com base nos treinos livres. Stroll, inclusive, foi quem completou o stint mais longo com o pneu macio: 14 voltas.
Imagem: Pirelli Motorsport