Norris resiste a pressão de Piastri e vence na Hungria

Norris resiste a pressão de Piastri e vence na Hungria

Lando Norris venceu o Grande Prêmio da Hungria após uma combinação perfeita entre estratégia e desempenho. O piloto inglês aproveitou bem a tática da McLaren e resistiu à forte pressão de Oscar Piastri nas voltas finais para cruzar a linha de chegada com apenas 0s6 de vantagem, deixando a equipe em clima de tensão na garagem. George Russell completou o pódio ao ultrapassar Charles Leclerc, que perdeu rendimento ao longo da corrida após largar da pole position.

Gabriel Bortoleto teve atuação sólida do início ao fim. Com uma ótima largada e estratégia certeira da Sauber, o brasileiro finalizou na sexta colocação, sua melhor posição na categoria até aqui.

A largada foi limpa, com Leclerc mantendo a ponta após boa tração. Piastri ficou em segundo, enquanto Russell ganhou a terceira posição. Alonso surgiu em quarto, seguido por Norris, que caiu para quinto, e Bortoleto, que superou Stroll e assumiu o sexto lugar.

Logo na volta seguinte, Norris recuperou a posição de Alonso, que passou a ser pressionado por Bortoleto. Verstappen já aparecia em ritmo forte, subindo para a sétima colocação, enquanto Hulkenberg foi o primeiro a parar, na volta 6, trocando os pneus macios pelos médios.

Na volta 8, Leclerc abria 3 segundos para Piastri, mostrando bom ritmo. Verstappen, por sua vez, não conseguia superar Bortoleto. Investigações por incidentes envolvendo o brasileiro e Hulkenberg foram retiradas.

Até a volta 15, Leclerc sustentava a vantagem sobre Piastri. Bortoleto abria 1s5 para Verstappen, e Alonso também se distanciava do brasileiro. Albon, Ocon e Colapinto realizaram suas paradas. Verstappen foi aos boxes na volta 18 para colocar pneus duros, seguido por Piastri na volta 19, o que forçou Leclerc a parar na sequência. Russell acompanhou a estratégia dos líderes, enquanto Bortoleto subia para quinto. No entanto, na volta 22, Russell superou o brasileiro com pneus mais novos e ritmo superior.

Russell continuou avançando e ultrapassou Alonso na volta 27 após algumas voltas de pressão. Enquanto isso, Verstappen e Hamilton disputavam a 11ª posição, em duelo repleto de lembranças.

Na volta 30, Verstappen superou Hamilton, que saiu do traçado, mas ambos seguiram sem danos. O holandês ainda deixou Hadjar para trás logo em seguida. Piastri se aproximava de Leclerc, enquanto Norris parava na volta 32.

Na metade da corrida, Piastri encostava em Leclerc, com vantagem reduzida para 1s6. Norris, em estratégia de uma parada, era o mais rápido. Bortoleto seguia com ritmo consistente mesmo com pneus de 35 voltas.

Alonso parou na volta 41 e, na volta seguinte, Bortoleto também foi aos boxes, retornando em oitavo. Leclerc fez sua segunda parada, entregando a liderança a Piastri. Russell parou na volta 44. Piastri também realizou sua segunda parada na volta 45, voltando em terceiro. Com isso, Norris assumiu a ponta com 7s2 de vantagem sobre Leclerc, seguido por Russell e Verstappen.

Verstappen parou na volta 49 e Bortoleto voltou à sexta posição. Bearman abandonou a prova, e Piastri rapidamente alcançou e ultrapassou Leclerc no início da volta 51, assumindo o segundo lugar.

Na volta 55, Piastri diminuía a diferença para Norris volta após volta, cortando 4 segundos em apenas três giros. Alonso abria vantagem sobre Bortoleto, afastando o brasileiro.

Na volta 63, Russell ultrapassou Leclerc após forte disputa, garantindo o terceiro lugar. Piastri já estava colado em Norris, restando seis voltas.

Com quatro voltas para o fim, a diferença entre os companheiros de equipe caiu para meio segundo. Piastri pressionou intensamente, chegando a quase tocar Norris na penúltima volta. Mas o inglês resistiu e garantiu a vitória, com Russell completando o pódio. Leclerc, Alonso, Bortoleto, Stroll, Lawson, Verstappen e Antonelli completaram o top 10.

Imagem: McLaren 

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