Piastri alerta sobre desempenho da McLaren

Piastri alerta sobre desempenho da McLaren

Oscar Piastri fez um alerta sobre o desempenho da McLaren MCL39 às vésperas do Grande Prêmio de Mônaco. Apesar do bom momento na temporada, o australiano admitiu que o carro ainda se mostra “um pouco imprevisível quando chega ao limite”, especialmente em sessões de classificação — fator determinante para o resultado da corrida no circuito de rua de Monte Carlo.

Líder do campeonato com 13 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe Lando Norris, Piastri venceu quatro das sete etapas de 2025, mas teve que se contentar com o terceiro lugar em Ímola, atrás de Max Verstappen e do próprio Norris. Mesmo tendo largado na pole position, sua terceira do ano — igualando Verstappen —, o piloto destacou que o comportamento do carro ainda pode surpreender negativamente em voltas decisivas.

“Acho que estamos aprendendo a domar o carro cada vez melhor”, disse Piastri. “No sábado em Ímola, ele estava muito bom, mas quando se chega ao limite, pode ser um pouco imprevisível. Há muito desempenho ali, mas nem sempre é fácil de extrair, justamente por não ser completamente previsível.”

Essa característica já prejudicou Norris anteriormente, como na Arábia Saudita, onde bateu, e no Bahrein, onde teve uma volta ruim na classificação. Para este fim de semana em Mônaco, onde ultrapassar é quase impossível, largar na frente será fundamental.

Uma possível variável que pode embaralhar o grid é a nova regra de pit stops obrigatórios. Pela primeira vez, o GP de Mônaco terá duas paradas obrigatórias por piloto, o que, segundo Piastri, “vai mudar completamente a dinâmica da corrida”.

Nem Piastri nem Norris venceram em Mônaco até agora. O último triunfo da McLaren no Principado foi com Lewis Hamilton. Em 2024, o australiano foi segundo colocado e Norris, quarto.

Imagem: Getty Images/F1 

Voltar para o Início