Racing Bulls busca regularidade na metade da temporada 2025

Racing Bulls busca regularidade na metade da temporada 2025

A Racing Bulls, irmã da Red Bull, terminou nas últimas duas temporadas em 8º lugar no Campeonato de Construtores — posição que mantém pouco depois da metade de 2025, em uma campanha marcada por altos e baixos. Com exibições de destaque, oportunidades perdidas, troca de pilotos e mudança no comando da equipe, há muito a analisar.


Melhores resultados

Isack Hadjar 6º em Mônaco | Liam Lawson 6º na Áustria

A equipe começou 2025 com desempenho impressionante em classificações. Yuki Tsunoda conquistou o 5º lugar no GP da Austrália, enquanto ele e o novato Hadjar chegaram ao Q3 na China. No entanto, erros estratégicos e incidentes deixaram os dois sem pontos nessas etapas.

O primeiro ponto da Racing Bulls só veio no GP do Japão, quando Liam Lawson retornou à equipe e Tsunoda foi para Red Bull. Hadjar participou da disputa pela pole e terminou em 8º, marcando os primeiros pontos.

Desde então, Hadjar e Lawson contribuíram com os 45 pontos da equipe, destacando-se os 6º lugares de Hadjar em Mônaco e de Lawson na Áustria.


Confrontos diretos no Qualifying

Hadjar 9 x 3 Lawson

Hadjar 1 x 1 Tsunoda

Hadjar levou vantagem sobre Lawson nos primeiros fins de semana como companheiros de equipe, mas Lawson se recuperou nos últimos quatro eventos, empatando 2 x 2. Com Tsunoda, Hadjar registrou um empate de 1 x 1 nos dois GPs que correram juntos.


Confrontos diretos em corrida

Hadjar 8 x 3 Lawson

Hadjar 1 x 1 Tsunoda

No confronto em corridas, Hadjar novamente leva vantagem sobre Lawson, enquanto o duelo com Tsunoda terminou empatado. Ambos os pilotos tiveram problemas no GP da Grã-Bretanha, quando abandonaram devido à chuva, e Hadjar não completou sua estreia na Austrália devido a um incidente na volta de formação.


Melhor momento

Os 6º lugares em Mônaco e Áustria foram motivos de comemoração pessoal para Hadjar e Lawson, mas o GP de Mônaco destacou também a força do trabalho em equipe. Lawson ajudou a controlar o pelotão intermediário em uma corrida de duas paradas, permitindo que Hadjar avançasse para o 6º lugar, enquanto ele mesmo terminou em 8º, garantindo pontos duplos.

Pior momentoO GP da Grã-Bretanha mostrou o lado cruel da imprevisibilidade. Lawson rodou na primeira volta e Hadjar bateu na traseira de Kimi Antonelli durante a chuva intensa, resultando em um duplo DNF. Enquanto isso, rivais como Kick Sauber, Alpine, Aston Martin e Williams marcaram pontos, mostrando o que poderia ter sido.


Perspectivas

Após a troca de pilotos entre Lawson e Tsunoda, a Racing Bulls também teve mudança de comando. Laurent Mekies foi chamado para substituir Christian Horner na Red Bull, e Alan Permane assumiu como chefe da equipe.

Permane terá a missão de manter a trajetória do carro VCARB 02, considerado sólido e confiável, evitando que oportunidades escapem. “Quero garantir que estamos tirando o melhor dos carros que os projetistas e a equipe de produção nos deram, e se fizermos isso, teremos uma boa segunda metade da temporada”, disse Permane.

Nos últimos três anos, a equipe (incluindo períodos sob RB e AlphaTauri) terminou 8º, 8º e 9º no campeonato de equipes. Com apenas 25 pontos separando a 5ª colocada Williams da 8ª colocada Racing Bulls, ainda há chance de obter a melhor classificação em anos, desde que estratégia e execução sejam perfeitas.

Imagem: Getty Images/F1

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