Evans renasce em Berlim e reacende a disputa pelo título na Fórmula E

Evans renasce em Berlim e reacende a disputa pelo título na Fórmula E

Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) conquistou uma vitória dominante na 13ª rodada do E-Prix de Berlim 2025, deixando para trás o atual campeão Pascal Wehrlein (Porsche), enquanto o líder do campeonato, Oliver Rowland (Nissan), abandonou após um erro nas voltas finais da prova.

O neozelandês, que largou da pole position, liderou grande parte da corrida com um ritmo sólido e controlado. Mesmo após duas neutralizações com o Safety Car, Evans manteve a calma e vantagem suficiente para conter o ataque final de Wehrlein, que havia largado da nona posição no grid.

Ciente de que Wehrlein estava diminuindo a diferença na pontuação, Rowland tentou uma manobra agressiva no hairpin na volta 33, mas acabou danificando seu Nissan e abandonando. Com isso, o britânico desperdiçou uma oportunidade valiosa no campeonato, que agora tem uma diferença de 50 pontos, com 87 ainda em jogo nas últimas três etapas.

Para Evans, foi sua primeira vitória — e os primeiros pontos — desde a abertura da temporada em São Paulo. Além disso, ele igualou o recorde histórico de 14 vitórias na categoria, marca que até hoje era exclusiva de Sébastien Buemi.

Wehrlein, por sua vez, não só garantiu pontos importantes com o segundo lugar, como também levou o ponto extra pela volta mais rápida. Embora não tenha conseguido superar Evans na pista, sua recuperação foi crucial para manter vivas suas chances de título e fortalecer a posição da Porsche tanto no campeonato de Equipes quanto no de Construtores. Seu companheiro, Antonio Félix da Costa, havia cruzado em terceiro, mas recebeu uma penalidade de cinco segundos por uma manobra agressiva sobre Jake Hughes, caindo para a décima posição e praticamente se despedindo da disputa pelo título.

Com esses resultados, a Porsche abre 30 pontos de vantagem sobre a Nissan no campeonato de Equipes e lidera com cinco pontos de folga no de Construtores.

Com a chuva diminuindo e a pista ainda escorregadia, Evans manteve a liderança na largada, enquanto Rowland caiu para o quinto lugar após quatro carros entrarem lado a lado na curva 1.

O primeiro Safety Car foi acionado imediatamente após o carro de Jake Dennis (Andretti) ficar parado na largada. Após a relargada, Evans ativou seu primeiro ATTACK MODE na volta 3, permitindo que Robin Frijns assumisse brevemente a liderança, mas o piloto da Jaguar retomou a ponta rapidamente.

Wehrlein ativou seu primeiro ATTACK MODE na volta 4 e subiu para a quarta posição. Na volta 6, ultrapassou Guenther e assumiu o terceiro lugar. Duas voltas depois, Rowland, também com o ATTACK MODE ativado, subiu para o sexto posto.

Na volta 11, Wehrlein superou Frijns e consolidou-se como perseguidor direto de Evans, que já abria quase quatro segundos de vantagem.

Após uma série de paradas para ativação do PIT BOOST — novidade que concede 10% extra de energia —, Evans e Wehrlein pararam juntos na volta 24. Rowland entrou na volta 25, mas perdeu posições no processo e caiu para o nono lugar.

A prova foi novamente neutralizada após um toque entre Beckmann e Sette Câmara, reagrupando o pelotão. Na relargada, Evans conseguiu abrir vantagem novamente, enquanto Rowland, ao tentar recuperar terreno, se envolveu em um toque com Vandoorne no hairpin, rodou, danificou seu carro e abandonou.

Com Wehrlein em ritmo forte, ativando seu último ATTACK MODE na volta 35, ele se aproximou perigosamente de Evans, mas um erro na última curva da penúltima volta impediu a tentativa de ultrapassagem. Evans resistiu à pressão e cruzou a linha de chegada em primeiro.

A Fórmula E retorna neste domingo com a 14ª rodada, novamente em Berlim.

Imagem: Simon Galloway/LAT Images for Formula E

Voltar para o Início