
Rowland é campeão antecipado da Fórmula E
Compartilhar
Oliver Rowland fez exatamente o necessário para conquistar o título do Mundial de Pilotos da Fórmula E 2024/25. No E-Prix de Berlim, etapa 14 da temporada, o piloto da Nissan cruzou a linha de chegada em quarto lugar e viu o rival Pascal Wehrlein (Porsche) ficar fora da zona de pontuação, encerrando a disputa pelo campeonato.
Wehrlein ainda manteve viva a briga no sábado, ao terminar a corrida 13 na segunda posição e garantir a pole para a prova de domingo. No entanto, mesmo com o apoio do companheiro Antonio Felix da Costa e dos clientes da Porsche na CUPRA, Dan Ticktum e David Beckmann, o alemão não conseguiu se sustentar no pelotão da frente até o fim.
Ao longo da prova de 41 voltas, Wehrlein liderou até a volta 29, mas acabou perdendo rendimento após as ativações do ATTACK MODE. Rowland, por sua vez, manteve-se combativo, fazendo ultrapassagens ousadas e estratégicas para se colocar em posição de vantagem. Após saltar para a liderança com a potência extra, ele acabou superado na parte final por Nick Cassidy (Jaguar), Jean-Éric Vergne (DS Penske) e Jake Dennis (Andretti), mas o quarto lugar bastava para garantir o título.
Cassidy, que largou da 20ª posição, venceu a corrida, completando um fim de semana perfeito para a Jaguar, com duas vitórias consecutivas. Vergne e Dennis completaram o pódio, com Rowland em quarto e sem ameaças na parte final.
Wehrlein terminou apenas em 16º. Com isso, Rowland se torna campeão com uma etapa de antecedência — a definição mais precoce desde o título de António Félix da Costa em 2020, também em Berlim.
Felipe Drugovich largou na décima nona posição e após excelente prova terminou na sétima posição em seu final de semana de estreia. Sette Câmara terminou na décima posição e Di Grassi em décimo terceiro.
Na disputa por equipes, a Nissan encostou na Porsche: 226 a 204. Entre os fabricantes, a Porsche lidera com 342 pontos contra 335 da Nissan. A temporada será encerrada nos dias 26 e 27 de julho, com rodada dupla no ExCeL, em Londres.
Imagem: Fia Formula E