Porsche mantém invencibilidade com vitória em Laguna Seca

Porsche mantém invencibilidade com vitória em Laguna Seca

Mathieu Jaminet e Matt Campbell mantiveram a invencibilidade da Porsche Penske Motorsport na temporada 2025 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship ao vencerem, neste domingo (11), o Monterey SportsCar Championship.

Jaminet levou o Porsche 963 #6 à vitória com 1s692 de vantagem sobre o carro #7 pilotado por Nick Tandy, em uma corrida de 2h40 sem nenhuma intervenção de bandeira amarela.

A estratégia de undercut fez o francês retornar dos boxes à frente do companheiro de equipe e também do BMW #24 da Team RLL, que havia largado na pole com Philipp Eng. Tandy chegou a assumir a liderança na última parada com um pit stop mais curto, mas perdeu ritmo ao sair dos boxes e viu Jaminet recuperar a ponta.

Foi a primeira vitória de Jaminet desde Road America, em 2024, e a primeira de Campbell desde o Rolex 24 de Daytona no início do ano. A Porsche Penske alcança, assim, sua quarta vitória seguida na temporada.

A corrida também teve momentos dramáticos. Dries Vanthoor, que largou na pole, perdeu a liderança para Felipe Nasr em uma ousada manobra por fora na curva 6, na 39ª volta. Reinstalado no carro para o stint final, Vanthoor protagonizou uma recuperação impressionante, reduzindo uma diferença de quase 15 segundos, até colidir com Tandy na curva 10, na volta final, ao tentar ultrapassar no meio do tráfego.

O incidente, que também envolveu o Lamborghini da Pfaff Motorsports, não gerou punições.

As últimas voltas foram intensas, com os três primeiros colocados da classe GTP andando colados em meio ao tráfego. O BMW #25, com Marco Wittmann e Sheldon van der Linde, terminou em quarto após apostar em uma estratégia energética mais agressiva.

Apenas quatro carros completaram a prova na mesma volta do líder. O Acura da Meyer Shank Racing (#93), com Renger van der Zande e Nick Yelloly, ficou em quinto, seguido pelo Cadillac da Action Express Racing (#31), com Jack Aitken e Frederik Vesti, o melhor entre os V-Series.R.

Na sequência, vieram os dois Cadillacs da Wayne Taylor Racing, com o carro #40 à frente do #10, que enfrentou problemas com pressão de pneus no início e teve que trocar o bico após danos na parte dianteira direita.

O Porsche da JDC-Miller Motorsports fechou em nono, enquanto o Aston Martin Valkyrie da Heart of Racing Team completou o top-10, mesmo após um furo de pneu traseiro esquerdo causado por um toque com o BMW da Turner Motorsport.

Problemas também atingiram o Acura nº 60 da MSR: Colin Braun saiu da pista e danificou a traseira do carro, recebendo uma bandeira preta mecânica e, depois, um drive-through por causa de um pneu deixado no pit stop. A equipe terminou em 11º.

Imagem: Porsche Motorsport

Voltar para o Início