
Foster surpreende e conquista pole em Road America
Compartilhar
Louis Foster conquistou neste sábado (21) sua primeira pole position na carreira na NTT INDYCAR SERIES. O britânico marcou 1m44s514 na classificação para o GP de Road America, se tornando o segundo estreante da temporada a largar na frente — feito inédito desde 2019.
Piloto da Rahal Letterman Lanigan Racing, Foster pilotou o carro #45 e superou o favorito Alex Palou, que larga em segundo com 1m44s630. Kyle Kirkwood, vencedor das duas últimas corridas, sai em terceiro, seguido por Scott McLaughlin em quarto.
O campeão da Indy NXT de 2024 é o primeiro estreante a conquistar uma pole em circuito misto desde Linus Lundqvist — vencedor da pole exatamente nessa prova no ano passado. Em maio, Robert Shwartzman também causou sensação ao ser o primeiro novato desde 1983 a conquistar a pole da Indy 500.
“Disse para a equipe que não valia a pena colocar os pneus vermelhos porque não achava que chegaríamos ao Fast Six. Estava completamente errado. O carro esteve incrível o fim de semana todo. Ainda estou sem acreditar”, disse Foster.
Christian Lundgaard, o mais rápido no treino da manhã, ficou com o quinto lugar no grid, enquanto Graham Rahal, companheiro de equipe de Foster, foi o sexto — colocando dois carros da RLL no Fast Six, feito que nenhuma outra equipe conseguiu.
A sessão de classificação teve temperaturas acima dos 30°C no ar e mais de 40°C na pista. Isso levou os seis finalistas a usarem diferentes estratégias de pneus. Foster foi o único a usar exclusivamente os compostos alternativos (vermelhos), enquanto Palou optou por pneus usados antes de colocar um jogo novo. Rahal foi o único a usar pneus duros (primários) no segmento final.
Imagem: IndyCar