
Herta crava pole em Detroit e encerra jejum na temporada
Compartilhar
Colton Herta encerrou o mistério sobre quem seria o destaque da Andretti Global em Detroit e garantiu a pole position para o Grande Prêmio de Detroit da Indy. O americano marcou 1m00s4779 no circuito de rua no centro da cidade e conquistou sua primeira pole da temporada e a 15ª da carreira na IndyCar.
A conquista veio com uma estratégia ousada no Fast Six: Herta foi o único a iniciar o segmento com pneus duros usados, antes de trocar para um jogo novo de pneus alternativos — mais macios e aderentes. Os outros cinco pilotos usaram diferentes combinações de pneus alternativos, novos e usados, durante toda a sessão.
“Era uma incógnita, e ontem não fomos bem com os pneus mais macios, para ser honesto”, comentou Herta. “Mas a equipe fez um ótimo trabalho durante a noite. O carro estava muito rápido hoje. Feliz por largar da pole amanhã — o melhor lugar para estar. Agora só precisamos de uma corrida tranquila, sem bandeiras amarelas.”
David Malukas segue em alta após o segundo lugar nas 500 Milhas de Indianápolis e garantiu a segunda posição no grid com 1m00s6492, igualando seu melhor resultado em classificações na carreira. É também seu melhor desempenho em circuitos mistos.
Kyle Kirkwood, companheiro de equipe de Herta, ficou em terceiro (1m00s7312), mantendo o bom ritmo da Andretti no fim de semana. Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, larga ao seu lado na quarta colocação.
Graham Rahal, com o carro da Rahal Letterman Lanigan, foi o quinto mais rápido, mostrando evolução da equipe em circuitos mistos. Já Alex Palou, líder do campeonato, completa os seis primeiros. Apesar do sexto lugar igualar seu segundo pior desempenho em classificações neste ano, o espanhol da Chip Ganassi mostrou boa recuperação após treinos discretos (15º e 12º).
Palou venceu cinco das seis etapas da temporada, incluindo as 500 Milhas de Indianápolis no último domingo, e lidera o campeonato com folga: 112 pontos à frente de Pato O’Ward, que largará apenas em 18º após ser eliminado ainda na primeira fase da classificação.
Imagem: IndyCar