
Herta faz a pole em Toronto pela terceira vez
Compartilhar
Colton Herta conquistou a pole position para o GP de Toronto da Fórmula Indy neste sábado (19), repetindo o feito pelo segundo ano consecutivo e pela terceira vez nos últimos quatro anos. No exigente circuito de rua de Exhibition Place, o piloto da Andretti Global cravou 59s832, sendo o único a baixar da marca de 1 minuto na fase final do treino classificatório.
“Temos um carro incrível aqui, é simples assim”, destacou Herta, que corre com o carro #26 da Andretti Global em parceria com a Curb-Agajanian. “Gosto de pensar que somos melhores que os outros, mas a verdade é que o carro nos faz parecer ainda melhores.”
Esta foi a segunda pole de Herta em 2025 — a outra veio em Detroit — e a 16ª de sua carreira, superando Tony Kanaan e Juan Pablo Montoya no ranking histórico da categoria. Agora, ele busca sua primeira vitória na temporada, após triunfar duas vezes em 2024, incluindo a etapa de Toronto.
A surpresa ficou por conta de Kyle Kirkwood, companheiro de equipe de Herta, que não conseguiu completar sua última volta rápida após escapar na curva 2. “Entregamos essa pole, sem dúvida”, lamentou. “Foi a primeira vez no fim de semana que o carro deu um grande susto.”
Quem completou a primeira fila foi o líder do campeonato, Alex Palou (Chip Ganassi Racing), que tenta seu primeiro triunfo no Canadá. O espanhol tem 129 pontos de vantagem na liderança, restando cinco etapas para o fim da temporada.
O top 6 do grid foi composto ainda por Marcus Armstrong (Meyer Shank Racing), Will Power (Team Penske), Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan) e Kirkwood. Entre os favoritos, Scott Dixon (Chip Ganassi) — maior vencedor ativo no circuito com quatro vitórias — larga mais atrás, ao lado de Josef Newgarden e Christian Lundgaard, outros nomes já vitoriosos no traçado canadense.
Imagem: IndyCar