
Herta lidera último treino em Toronto
Compartilhar
Colton Herta voltou ao topo no circuito de rua de Toronto, sede do GP promovido pelos concessionários Honda de Ontário. Após terminar em décimo na sexta-feira, o piloto da Andretti Global com Curb-Agajanian liderou o segundo treino livre na manhã deste sábado (19), com a melhor volta em 1m00s0578.
Herta venceu a prova de 2024 largando da pole e liderou uma dobradinha da equipe com Kyle Kirkwood em segundo — cenário que se repetiu neste TL2. Kirkwood registrou 1m00s1578, com ambos os pilotos da Andretti ficando cerca de meio segundo à frente do restante do grid.
“Esses caras da Andretti estão incrivelmente rápidos”, disse Pato O’Ward, da Arrow McLaren, após a sessão.
Parte do treino foi dedicada à adaptação dos pilotos às modificações feitas na freada da curva 3, após relatos de uma grande irregularidade no asfalto. A organização trabalhou durante a noite para amenizar a situação.
Nos minutos finais da sessão, o novato Jacob Abel (Dale Coyne Racing) bateu duas vezes: primeiro no muro da curva 6 e, em seguida, na curva 7.
Segundo Tony Kanaan, chefe da Arrow McLaren, os carros de O’Ward e Christian Lundgaard (ambos com motor Chevrolet) terão os motores trocados antes da corrida. A substituição estava prevista para depois do evento, mas foi antecipada a pedido da Chevrolet.
Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, é o maior vencedor ativo em Toronto, com quatro triunfos. Will Power (Penske) tem três vitórias, enquanto Josef Newgarden (também Penske) soma duas. Lundgaard (2023) e Herta (2024) completam a lista de vencedores do grid atual.
Nos últimos dois anos, o vencedor da prova largou da pole. Em três das últimas quatro edições, a vitória também veio da primeira posição. Este é o último circuito de rua da temporada; as etapas restantes serão disputadas em dois traçados mistos (Laguna Seca e Portland) e dois ovais (Milwaukee e Nashville).
Imagem: IndyCar