
Kirkwood conquista 1ª vitória em oval e brilha em Gateway
Compartilhar
Kyle Kirkwood deixou para trás o rótulo de especialista em circuitos de rua ao vencer pela primeira vez em um oval na Indy. O piloto da Andretti Global triunfou no caótico e emocionante Bommarito Automotive Group 500, disputado na noite de domingo no World Wide Technology Raceway, em Gateway.
Kirkwood contou com a ajuda dos companheiros de equipe para acertar o carro e usou uma estratégia perfeita para assumir a ponta nas voltas finais. Ele cruzou a linha de chegada 0s5398 à frente de Pato O’Ward (Arrow McLaren), garantindo sua terceira vitória na temporada — a melhor marca da carreira — e a quinta no total. Foi também a primeira vez que subiu ao topo do pódio fora dos circuitos de rua.
“Minha primeira vitória em oval; estou nas nuvens agora”, disse Kirkwood. “Esse tipo de pista me escapava há muito tempo. Eu não queria que me vissem só como um cara de rua. Isso é grande. É enorme para a equipe.”
Christian Rasmussen (ECR) completou o pódio com o terceiro lugar, largando da 25ª posição e realizando 62 ultrapassagens. Curiosamente, os três primeiros são campeões da INDY NXT by Firestone.
A corrida de 260 voltas teve 254 ultrapassagens por posição, igualando o recorde do circuito, com 14 dos 27 pilotos liderando em algum momento. A disputa foi marcada por uma batalha tática entre duas estratégias de combustível nos 50 giros finais.
Scott Dixon (Ganassi) liderou após parar mais tarde, economizando combustível durante uma bandeira amarela causada por David Malukas. Mas a tática não foi suficiente, e Kirkwood, que fez seu último pit stop na volta 233, reassumiu a dianteira após as últimas paradas dos líderes e resistiu à pressão de O’Ward até o fim.
Santino Ferrucci (Foyt) manteve a boa fase da equipe com o terceiro top-5 consecutivo. Já Will Power (Penske), pole, abandonou logo na quarta volta após um furo no pneu. A noite também foi desastrosa para Josef Newgarden, que se envolveu em um acidente assustador com o novato Louis Foster na volta 130, capotando após atingir o carro do rival — ambos saíram ilesos.
Scott McLaughlin, que liderou 51 voltas, também abandonou com problemas mecânicos na volta 216.
Com a vitória, Kirkwood subiu para o terceiro lugar no campeonato, dois pontos atrás de O’Ward. Alex Palou (Ganassi), oitavo colocado na corrida, segue líder, agora com 73 pontos de vantagem. Kirkwood e Palou são os únicos vencedores nas oito etapas disputadas até agora. A Honda, por sua vez, mantém 100% de aproveitamento entre os motores em 2025.
Imagem: IndyCar