
Kirkwood lidera primeiro treino em Toronto
Compartilhar
O domínio da Andretti Global nas ruas de Toronto se repetiu nesta sexta-feira (18), com Kyle Kirkwood liderando o primeiro treino livre para o Ontario Honda Dealers Indy Toronto, etapa da NTT INDYCAR SERIES. No ano passado, Colton Herta foi o destaque em todas as sessões, incluindo a vitória na corrida. Desta vez, o protagonismo ficou com seu companheiro de equipe.
Kirkwood cravou 1m01s2054 com o carro #27 da Silver Gold Bull Honda, superando Scott McLaughlin (Team Penske), que foi o segundo mais rápido com 1m01s3411. Já Herta, vencedor da etapa em 2023 e pole position, teve uma sexta-feira mais discreta e ficou apenas em 10º, com 1m02s0219.
Apesar de já ter vencido duas corridas em circuitos de rua nesta temporada, Long Beach e Detroit, Kirkwood ressaltou a dificuldade do traçado montado em Exhibition Place, em Toronto.
“Foi uma das menores aderências que já experimentei na Indy em muito tempo”, disse. “Isso se deve ao fato de que não temos muitas categorias de apoio correndo aqui neste fim de semana.”
O traçado urbano de 1,786 milha (cerca de 2,87 km) e 11 curvas também surpreendeu Herta, que escapou duas vezes na área de escape da curva 8. Ele comentou que a pista está com bem menos aderência do que no ano passado.
“Está com aderência muito baixa. É realmente difícil. Tenho certeza que muitos pilotos tiveram sustos ao longo da volta. É um ano diferente, e dá para sentir isso claramente.”
A própria pista costuma evoluir ao longo do fim de semana com o acúmulo de borracha, o que deve levar à melhora dos tempos nos próximos treinos.
Outro a apontar as dificuldades foi Will Power (Team Penske), que terminou o dia com o quinto melhor tempo. Ele destacou a presença de um novo e forte ressalto no fim da reta antes da curva 3: “É uma pista muito difícil. Há um baita de um solavanco bem no ponto de frenagem da curva 3. Chega a doer, é bem violento.”
A curva 8 também foi palco de confusão: Scott McLaughlin, Pato O’Ward (Arrow McLaren) e Santino Ferrucci (AJ Foyt Racing) escaparam no mesmo momento, mas felizmente sem contato entre os carros.
A Honda venceu 11 das 12 primeiras etapas da temporada e dominou Toronto em 2023 com os sete primeiros colocados. Nesta sexta, além de Kirkwood no topo, Alex Palou (Chip Ganassi Racing) registrou o terceiro melhor tempo (1m01s5987). Líder do campeonato, o espanhol busca seu terceiro título consecutivo e o quarto em cinco anos com uma confortável vantagem de 129 pontos sobre O’Ward.
Imagem: IndyCar