Kirkwood vence em Detroit mesmo com dano no carro

Kirkwood vence em Detroit mesmo com dano no carro

Kyle Kirkwood venceu o Grande Prêmio de Detroit da Fórmula Indy neste domingo, mesmo após sofrer danos na asa dianteira de seu carro nas voltas finais. O piloto da Andretti Global acelerou forte no reinício da prova e cruzou a linha de chegada com 3,5 segundos de vantagem sobre Santino Ferrucci, que obteve seu melhor resultado na categoria.

Foi a segunda vitória de Kirkwood em 2025 – a primeira havia sido em Long Beach – e a quarta da carreira na Indy. “A asa estava danificada, mas o carro estava em trilhos o fim de semana todo. Passamos por várias dificuldades, mas conseguimos”, declarou.

A prova de 100 voltas pelas ruas estreitas e onduladas do centro de Detroit exigiu estratégia e resistência. A escolha entre pneus mais rápidos, porém menos duráveis, e compostos mais resistentes dividiu os pilotos em diferentes ciclos de pit stop. Kirkwood assumiu a liderança na volta 39, perdeu após uma parada, mas retomou na volta 79 ao ultrapassar Ferrucci na curva 3 — mesmo com a asa danificada após contato com Kyffin Simpson.

Ferrucci, que largou em 21º, liderou brevemente após uma bandeira amarela causada por acidente de Callum Ilott. Já Alex Palou, líder do campeonato, abandonou após ser tocado e bater no muro, terminando em 25º — sua pior colocação desde 2022.

O pódio foi completado por Colton Herta, também da Andretti. Will Power foi o quarto, e Kyffin Simpson, em quinto, conquistou seu melhor resultado na carreira.

A prova ainda teve cinco bandeiras amarelas e uma paralisação por bandeira vermelha após um forte acidente entre Felix Rosenqvist e Louis Foster, felizmente sem feridos.

“Nosso carro estava perfeito. Depois da bandeira vermelha, tive certeza que a vitória viria”, afirmou Kirkwood, que se consolida como um dos destaques da temporada.

Imagem: IndyCar

Voltar para o Início