
Palou vence em Iowa e alcança 7ª vitória na temporada
Compartilhar
Alex Palou não tem precisado de muita sorte na temporada dominante da NTT INDYCAR SERIES em 2024, mas ela apareceu no momento ideal neste domingo (13), em Iowa.
Na terceira colocação nas voltas finais do Farm to Finish 275 powered by Sukup, Palou se beneficiou de uma bandeira amarela decisiva provocada por Colton Herta. Enquanto rivais diretos como Josef Newgarden e David Malukas já haviam feito seus pit stops sob bandeira verde, Palou conseguiu parar com o carro de segurança na pista, ganhando tempo crucial.
Na relargada, restando 11 voltas para o fim, o espanhol da Chip Ganassi Racing manteve a liderança e conquistou sua sétima vitória em 12 corridas no ano — um feito que não era alcançado desde Al Unser Jr., em 1994.
“Sem palavras, honestamente sem palavras”, disse Palou no pódio. “Foi um dia e um fim de semana inacreditáveis. Mais do que isso, um ano incrível para nós.”
Palou agora está a três vitórias de igualar o recorde de 10 triunfos em uma única temporada, alcançado por A.J. Foyt (1964) e Al Unser (1970). A próxima etapa será em Toronto, onde Palou já foi segundo colocado, seguida por Laguna Seca (27 de julho) e Portland (10 de agosto), onde o piloto também já venceu.
Mesmo antes da bandeira amarela, Palou já demonstrava domínio: liderou 194 das 275 voltas. No sábado, Newgarden havia liderado 232 voltas, mas ficou com o segundo lugar após ser superado por Pato O’Ward.
Com o resultado, Palou ampliou sua liderança no campeonato para 129 pontos sobre O’Ward, abrindo caminho para o que pode ser seu terceiro título consecutivo — e o quarto em cinco anos, marca vista pela última vez com Dario Franchitti entre 2007 e 2011.
Scott Dixon completou a dobradinha da Ganassi com o segundo lugar, seguido por Marcus Armstrong, em uma dobradinha técnica com a equipe Meyer Shank. Malukas foi o quarto e O’Ward, o quinto.
Newgarden, azarado pelas bandeiras amarelas, terminou apenas em 10º após liderar na parte final. McLaughlin e Power, ambos da Penske, abandonaram cedo. Ao todo, 26 carros largaram — um a menos que o habitual, já que Nolan Siegel não foi liberado após um acidente no sábado.
Imagem: IndyCar