
Palou vence mais uma e amplia liderança na Indy
Compartilhar
Depois de 55 voltas intensas e imprevisíveis, uma certeza se manteve na temporada da Indy: Alex Palou no topo do pódio. O tricampeão espanhol venceu mais uma neste domingo (22) em Road America, ampliando sua hegemonia em 2025 e alcançando a sexta vitória em nove corridas.
Com a estratégia perfeita da Chip Ganassi Racing e eficiência no consumo de combustível do carro #10 Honda, Palou superou o desafio em Road America. Ele se tornou o primeiro piloto a vencer seis vezes em uma temporada da Indy desde Will Power em 2011.
“Foi uma corrida maluca. Em alguns momentos achei que íamos perder muitas posições. Parabéns à equipe pela estratégia e à Honda pelo consumo”, disse Palou, que agora lidera o campeonato com 93 pontos de vantagem sobre Kyle Kirkwood.
A prova foi marcada por múltiplas estratégias de pneus e combustível, além de uma batalha acirrada entre os ponteiros. Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing, pressionou até o fim mas terminou em segundo, 2s1 atrás. Santino Ferrucci completou o pódio com a AJ Foyt Racing, garantindo seu quarto top 5 seguido.
Kyle Kirkwood, vencedor das duas etapas anteriores, foi o quarto colocado, enquanto Marcus Armstrong fechou o top 5 com seu melhor resultado no ano.
A liderança de Palou foi consolidada na volta 53, quando seu companheiro Scott Dixon, até então na ponta, precisou parar por falta de combustível. Dixon havia apostado em uma janela maior após parar na volta 38, mas o risco não compensou: não houve bandeiras amarelas nas últimas 24 voltas, frustrando sua estratégia.
Palou, por sua vez, fez sua parada final na volta 40 e conseguiu poupar combustível usando o vácuo de Dixon. Rosenqvist, que parou na volta 42, tentou um sprint final, mas mesmo com a volta mais rápida da prova, não conseguiu alcançar Palou.
“Tínhamos ritmo e velocidade, foi uma boa recuperação”, disse Rosenqvist, que não subia ao pódio desde Portland em setembro de 2023.
Louis Foster, vencedor da pole, terminou em 11º, igualando seu melhor resultado na Indy.
O calor em Wisconsin e o grande número de bandeiras amarelas no início contribuíram para uma corrida movimentada: foram 348 ultrapassagens na pista, sendo 345 por posição, 96 entre os 10 primeiros e 29 entre os cinco líderes – marcas que ficam entre as maiores da história do circuito.
Com a vitória, Palou e Kirkwood mantêm um domínio inédito: os dois são os únicos vencedores da temporada até aqui. A última vez que apenas dois pilotos venceram as nove primeiras provas foi em 1980, com Bobby Unser e Johnny Rutherford.
A Honda também manteve seu domínio intacto, com motor em todas as vitórias de 2025. Restam agora oito etapas no campeonato.
Imagem: IndyCar