
Fabio Quartararo é pole em Silverstone
Compartilhar
Fabio Quartararo e a equipe Monster Energy Yamaha MotoGP estão em excelente fase na classificação. Pela terceira vez consecutiva, o francês garantiu a pole position e vai largar na frente tanto na Sprint quanto na corrida principal do GP da Grã-Bretanha. Com uma volta voadora em 1m57s233 — novo recorde histórico de Silverstone — “El Diablo” superou Alex Márquez (BK8 Gresini Racing) por 0s309. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) completa a primeira fila, enquanto o líder do campeonato, Marc Márquez, parte da quarta posição.
Raul Fernandez (Trackhouse) começou o Q1 com o tempo de referência, mas foi superado por Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory), que havia sofrido uma queda no TL2. O espanhol marcou 1m58s566. Joan Mir (Honda HRC Castrol) vinha em segundo.
A sessão teve momentos de tensão: Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) parou com problemas técnicos na chicane Vale, e Somkiat Chantra (IDEMITSU Honda LCR) caiu na curva 2. Sob bandeiras amarelas, Fernandez foi prejudicado, enquanto Luca Marini (Honda HRC Castrol) e Franco Morbidelli (VR46) garantiram as duas vagas restantes para o Q2. Mir ainda melhorou na última volta, mas ficou a 0s023 da classificação.
Se o Q1 foi a entrada, o Q2 foi o prato principal. Nos primeiros minutos, Marc Márquez seguia o irmão Alex, com Alex Rins (Yamaha) logo atrás. Rins chegou a liderar, com Jack Miller colocando a Yamaha na dobradinha. Logo depois, Quartararo assumiu a ponta, dando início à sequência de voltas rápidas.
Marc respondeu com 1m57s914 e Bagnaia pulou para segundo. Quartararo reagiu de imediato, ficando apenas 0s281 atrás de Marc. Após duas voltas de ataque total, a ordem era: Marc, Quartararo e Bagnaia, com Alex Márquez, Rins e Di Giannantonio na segunda fila.
Mas a terceira rodada de voltas foi decisiva: Bagnaia subiu para a pole provisória, mas Alex Márquez o superou em quase três décimos. Quartararo, então, voou. Com uma volta impecável, marcou o novo recorde da pista e garantiu sua terceira pole consecutiva — feito que não conseguia há quatro anos. Marc Márquez, que tentou reagir, passou reto na Maggotts e Becketts.
A primeira fila ficou com Quartararo, Alex Márquez e Bagnaia. Marc Márquez lidera a segunda fila (P4), ao lado do estreante Fermín Aldeguer (P5) e Jack Miller (P6). Di Giannantonio, Marini e Zarco (que caiu no fim da sessão) compõem a terceira fila. Morbidelli, Bezzecchi e Rins completam o top 12 — com Morbidelli recebendo punição de três posições no grid.
Imagem: Moto GP