Márquez quebra recorde em Le Mans

Márquez quebra recorde em Le Mans

Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) dominou a sexta-feira de treinos para o GP da França de MotoGP com uma volta histórica em Le Mans: 1m29s855, novo recorde absoluto da pista. O hexacampeão mundial deixou claro que é o piloto a ser batido neste fim de semana.

O piloto da casa, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), fez a festa da torcida ao garantir a segunda posição, apenas 0s184 atrás do espanhol. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) completou os três primeiros.

A sessão foi marcada por intensas trocas de posições, com Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) chegando a ocupar o segundo posto antes de sofrer uma queda sem consequências. Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP), em grande forma, fechou o dia em P4, à frente do líder do campeonato, Alex Márquez.

O francês Johann Zarco sofreu uma queda no fim da sessão e acabou fora do top 10, enquanto Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) garantiu a última vaga direta para o Q2 com uma volta final decisiva.

Marc Márquez liderava os tempos nos 30 minutos finais, com Quartararo 0s4 atrás em segundo e Bagnaia em terceiro. Mas logo Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) saltou para a P2, levantando a bandeira da KTM nos minutos finais da sessão.

O primeiro a dar um grande salto foi Luca Marini (Honda HRC Castrol), que pulou para a quarta posição após estar fora do top 10, usando um pneu traseiro macio da Michelin. O mesmo não aconteceu com seu companheiro Joan Mir, que caiu na curva 13 restando 17 minutos.

Com pneus traseiros novos, Viñales reduziu a diferença para Márquez para apenas 0s005. No entanto, ao tentar superar o compatriota, caiu sem se machucar na curva 9. Enquanto isso, Bagnaia melhorou seu tempo para voltar à P3. Com 10 minutos restantes, Quartararo foi à liderança com 0s3 de vantagem, levando o público ao delírio — mas por pouco tempo. Cinco segundos depois, Márquez cravou 1min29s855, estabelecendo o novo recorde histórico da pista.

A dúvida era se alguém conseguiria se aproximar. Bagnaia subiu para segundo e reduziu a diferença para 0s184. Logo depois, Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP) também surpreendeu ao ultrapassar Quartararo e assumir a terceira colocação. Uma queda no fim de Johann Zarco (Honda HRC Castrol), somada a uma melhora de Marini, tirou o francês do top 10.

Imagem: Moto GP 

Voltar para o Início