Márquez vence batalha épica e conquista 93ª vitória na carreira

Márquez vence batalha épica e conquista 93ª vitória na carreira

Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) conquistou neste domingo sua 93ª vitória somando todas as classes do Mundial de Motovelocidade ao triunfar no Grande Prêmio da Itália da MotoGP. O espanhol precisou suar para garantir a vitória em Mugello, em uma das corridas mais intensas de 2025, segurando o irmão Alex Márquez (Gresini) e resistindo à arrancada final de Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team).

A corrida começou com um verdadeiro espetáculo. Na largada, Márquez e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo) disputaram curva a curva a liderança nas voltas iniciais. Ambos se alternaram na ponta com manobras agressivas, até um leve toque de Bagnaia na traseira da moto de Marc abrir caminho para Alex Márquez assumir a segunda colocação.

Logo na sequência, Alex tomou a liderança ao ultrapassar Pecco e Marc em uma disputa três-abre-largura na curva San Donato. Mas Marc reagiu e retomou o controle da prova na volta 9, após diminuir a vantagem do irmão. Enquanto isso, o pelotão intermediário fervia com toques, punições e abandonos: Viñales caiu após contato com Morbidelli, que recebeu duas punições por volta longa (Long Lap Penalty), e Jack Miller abandonou por problema mecânico.

Com o caos atrás, Di Giannantonio se aproveitou das oportunidades. Ele assumiu a quarta posição e, nas voltas finais, conseguiu superar Bagnaia para conquistar o último lugar no pódio, chegando muito próximo de tirar o segundo lugar de Alex Márquez. Pecco terminou em quarto, após dominar o começo da prova, enquanto Marco Bezzecchi completou o top 5 com a Aprilia.

Franco Morbidelli cruzou em sexto, seguido por Raul Fernandez, que igualou seu melhor resultado da temporada em sétimo. A briga entre os pilotos da KTM foi vencida por Pedro Acosta, oitavo, à frente de Brad Binder. Ai Ogura foi destaque ao sair de 21º para completar o top 10.

Entre os demais, Joan Mir terminou em 11º, Fermin Aldeguer recuperou-se de um susto na terceira volta para ser 12º, e Miguel Oliveira levou a melhor entre as Yamahas em 13º. Fabio Quartararo teve mais um domingo difícil, terminando em 14º após cair do quarto lugar, com Alex Rins completando os 15 primeiros.

Mugello entregou mais um espetáculo inesquecível com direito a vitória histórica, drama e ação do início ao fim. Marc Márquez sai ainda mais líder e com moral elevada para o próximo desafio, em Assen.

Imagem: Moto GP

Voltar para o Início