Márquez vence em Assen e empata com Agostini em número de vitórias

Márquez vence em Assen e empata com Agostini em número de vitórias

Em um Grande Prêmio da Holanda repleto de acontecimentos, Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) venceu sua 68ª corrida na MotoGP após um duelo intenso contra Marco Bezzecchi (Aprilia Racing), cruzando a linha com 0s6 de vantagem. A disputa entre os dois animou a prova em Assen, com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) completando o pódio, a pouco mais de dois segundos do líder.

Bagnaia saltou na frente após boa largada, assumindo a liderança na primeira curva. Fabio Quartararo (Yamaha) perdeu posições e caiu para quarto, enquanto Alex Márquez e Marc Márquez assumiram P2 e P3, respectivamente. Na volta 2, Marc ultrapassou o irmão Alex e colou em Bagnaia, e no fim da volta seguinte, Bezzecchi tomou a terceira posição de Alex Marquez.

Quartararo, com ritmo abaixo do esperado, caiu para sétimo, superado por Pedro Acosta (KTM) e Franco Morbidelli (VR46). Na volta 5, a ordem era Bagnaia, Marc Marquez e Bezzecchi, com Acosta, Alex Marquez e Morbidelli logo atrás.

Na volta 6, o drama começou. Após toque com Acosta na saída da curva 5, Alex Márquez caiu na reta de trás. Suspeita-se de problema no manete do freio dianteiro. O espanhol deixou a prova com fratura confirmada na mão esquerda. Pouco depois, Fermín Aldeguer também caiu e levou junto Joan Mir e Quartararo, que foi parar em 13º.

Marc assumiu a liderança na volta 5 com uma bela manobra sobre Bagnaia. Na volta 8, Bezzecchi passou o atual campeão para assumir a segunda posição, e Acosta também ultrapassou Pecco para chegar ao pódio provisório.

Marc Márquez chegou a abrir vantagem, mas Bezzecchi respondeu com a volta mais rápida na metade da prova. Bagnaia retomou o terceiro lugar de Acosta e chegou a ameaçar a dupla da frente com voltas muito rápidas, mas perdeu rendimento na parte final.

Nas últimas voltas, Bezzecchi seguiu colado em Márquez, mantendo a diferença abaixo de 0s3, mas sem espaço para um ataque decisivo. Na penúltima volta, Marc aumentou a margem para 0s7 e confirmou a vitória ao segurar a pressão até o fim, igualando o número de vitórias do lendário Giacomo Agostini.

Bezzecchi garantiu o segundo lugar e levou a Aprilia ao segundo pódio do fim de semana em Assen. Bagnaia completou o top 3 após um fim de semana difícil em casa. Acosta terminou em quarto, com Maverick Viñales em quinto e Di Giannantonio em sexto. Morbidelli, punido com uma volta longa por cortar a chicane, ficou em sétimo.

Raul Fernandez foi oitavo, seguido por Enea Bastianini e Fabio Quartararo, que fechou o top 10. Completaram a zona de pontuação: Brad Binder, Johann Zarco, Alex Rins, Jack Miller e Somkiat Chantra — este último conquistando o primeiro ponto da Tailândia na história da MotoGP.

Imagem: Moto GP

Voltar para o Início