
Martín retorna e Márquez lidera na chuva em Brno
Compartilhar
Sob chuva intensa e clima imprevisível no Autódromo de Brno, Marc Márquez(Ducati Lenovo Team) encerrou a sexta-feira na liderança da prática do Grande Prêmio da Tchéquia de MotoGP. O #93 marcou 2m03s935 e superou Johann Zarco (Castrol Honda LCR) por 0s469. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) foi o terceiro mais rápido.
Mas os olhos também se voltaram para Jorge Martin (Aprilia Racing), atual campeão mundial, que fez seu retorno com uma performance sólida, fechando em quinto lugar. O espanhol celebrou no rádio: “Estamos de volta!”. Também chamou atenção a recuperação de Alex Marquez (BK8 Gresini Racing), que após cair no fim da sessão, ainda garantiu uma vaga direta no Q2 ao fechar em nono.
Uma forte tempestade durante a prática da Moto2 atrasou o início das atividades da MotoGP. Com a pista ainda bastante molhada, a busca por um lugar entre os 10 melhores começou com cautela. Martin chegou a liderar antes de ser superado pelo companheiro Marco Bezzecchi, mas logo depois foi a vez de Marquez assumir o topo.
Bezzecchi, que havia vencido o GP da Grã-Bretanha, caiu na curva 4 ao passar por uma poça d’água. O tempo continuava melhorando, mas o asfalto ainda não permitia o uso de pneus slicks.
Nas últimas voltas, poucos pilotos conseguiam melhorar suas marcas. Alex Márquez caiu na curva 7, mas conseguiu retornar aos boxes e voltar à pista a tempo de tentar uma última volta. Pressionado, o #73 cravou 2m04s993 e pulou para o nono lugar, garantindo presença direta no Q2 — ao contrário de Francesco Bagnaia, que acabou eliminado.
Top 10 de sexta-feira em Brno: Marc Márquez, Johann Zarco, Fabio Quartararo, Marco Bezzecchi, Jorge Martín, Jack Miller, Joan Mir, Enea Bastianini, Alex Márquez e Pedro Acosta.
Imagem: Moto GP