
Quartararo voa e crava pole na Holanda
Compartilhar
Existe alguém no mundo mais rápido em modo time attack do que Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP)? Provavelmente não. No acirrado Q2 do GP da Holanda, o francês voou para conquistar mais uma pole position em 2025, com uma volta sensacional de 1m30s651. Ele superou Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) por apenas 0s028, enquanto Alex Márquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) completou a primeira fila. Já Marc Márquez, companheiro de equipe de Bagnaia, larga fora da primeira fila pela segunda vez no ano.
Logo no início do Q1, Ai Ogura (Trackhouse MotoGP) caiu na curva 8 após marcar um tempo provisório de avanço. Enquanto voltava aos boxes, seu companheiro Raul Fernandez liderava com 0s164 de vantagem sobre Joan Mir (Honda HRC Castrol). O novato Fermin Aldeguer (BK8 Gresini), no entanto, tomou a ponta e empurrou Mir para fora da zona de classificação. O piloto da Honda ainda tentou reagir, mas um erro no último setor o impediu de melhorar.
No final, Fernandez foi o mais rápido com 1m31s517, seguido de perto por Aldeguer, que bateu Mir por apenas 0s004.
A batalha pela pole foi intensa. Bagnaia assumiu a ponta com 1m31s059, com os irmãos Márquez logo atrás. Mas foi Quartararo quem brilhou com um setor final impecável, tomando a liderança por 0s012. Depois, Alex Márquez marcou o primeiro tempo na casa de 1min30s com 1m30s811, mas logo foi superado novamente por Quartararo (1m30s651) e também por Bagnaia, que ficou em segundo.
Assim, a primeira fila ficou com Quartararo, Bagnaia e Alex Márquez. Marc Márquez parte da quarta posição, seguido por Bezzecchi e Morbidelli. Aldeguer larga em sétimo após avançar do Q1.
O top12 foi formado por Fabio Quartararo, Francesco Bagnaia, Alex Márquez, Marc Márquez, Marco Bezzecchi, Franco Morbidelli, Fermin Aldeguer, Fabio Di Giannantonio, Pedro Acosta, Maverick Viñales, Raul Fernandez e Johann Zarco.
Com a pole em Assen, Quartararo atinge a marca de 20 poles com a Yamaha, entrando para um seleto grupo ao lado de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.
Imagem: Moto GP