
Alfredinho Ibiapina e "rookie" Juninho Berlanda fecham com vitória etapa do Velocitta
Compartilhar
Com três vencedores diferentes no fim de semana, a Stock Light concluiu neste domingo (20) a terceira etapa da temporada 2025 com a terceira etapa do calendário, disputada no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. Depois do triunfo do líder do campeonato, Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), no último sábado, a tarde de muita velocidade concluiu uma jornada iniciada na quinta-feira com vitórias conquistadas por Alfredinho Ibiapina (W2) e por Juninho Berlanda (SG28 Racing). É a primeira vez que o catarinense, maior campeão e vencedor da Turismo Nacional, sobe ao topo do pódio da categoria de acesso à BRB Stock Car Pro Series.
Pole position da etapa no Velocitta, Alfredinho Ibiapina partiu para conquistar sua terceira vitória na temporada e a quarta na Stock Light, trilhando caminho seguro ao longo de 13 voltas, embora seguido bem de perto pelo companheiro de equipe Léo Reis, o melhor “rookie” da Corrida 2. A equipe liderada por Duda Pamplona e Serafín Jr. completou a trinca com Enzo Bedani em terceiro lugar, marcando assim pontos preciosos na sua luta pelo título.
Felipe Barrichello Bartz (SG28 Racing) garantiu a quarta colocação e terminou à frente de outros dois pilotos da W2 Racing ProGP: Erick Schotten e Gabriel Koenigkan, o caçula do grid da Stock Light, com apenas 15 anos. Guto Rotta (Garra Racing Team) terminou em sétimo e Juninho Berlanda, o oitavo. O top-10 foi completado por Enzo Gianfratti (W2) e Ernani Kuhn (MTK Racing Team).
A inversão dos oito primeiros colocados na Corrida 2 determinou o grid de largada da terceira e última prova da Stock Light no fim de semana. Desta forma, Berlanda partiu na frente e teve Rotta ao seu lado na primeira fila, enquanto Koenigkan e Schotten iniciaram a disputa em terceiro e quarto, respectivamente.
Com trajetória recheada de vitórias em carros de tração dianteira, como é o caso da Turismo Nacional, Berlanda encara em 2025 uma jornada diferente e se desafia no grid da Stock Light. Na condição de novato, o catarinense se segurou na liderança depois da largada e controlou o pelotão para cruzar a linha de chegada em primeiro e se emocionar muito com a conquista.
“Nem tenho palavras para descrever. Só agradecer a Deus e à minha família, que me proporcionaram isso. Fizemos a classificação, deu 16º, estava triste pra caramba. E hoje estou aqui. Só posso agradecer”, disse Juninho, em meio às lágrimas.
Ganhador da Corrida 2, Alfredinho Ibiapina enfatizou a curva ascendente trilhada nesta primeira parte do campeonato. “Foi um fim de semana positivo, com minha segunda pole seguida e construímos mais uma vitória. Feliz pelo nosso ritmo, feliz pela vitória, e vamos mais fortes para recuperar essa diferença para a liderança”, declarou o curitibano residente em Florianópolis (SC).
Imagem: Marcelo Machado de Melo/Vicar