Com quase 40 carros, Turismo Nacional traz emoção de volta ao Velocitta

Com quase 40 carros, Turismo Nacional traz emoção de volta ao Velocitta

Pouco mais de um mês depois da terceira etapa da temporada 2025, a Turismo Nacional está pronta para voltar a acelerar. Após percorrer circuitos com características bem distintas, como Interlagos, Cascavel e Velopark, o desafio da vez, entre 17 e 20 de julho, acontece no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Serão dias intensos para a categoria que traz o “automobilismo raiz” em seu DNA e um grid robusto, com quase 40 carros: a programação compreende nada menos que oito corridas entre sexta-feira e domingo.

A jornada no Velocitta será a terceira do ano pelo campeonato Sprint, que compreende as corridas de curta duração. O cronograma contempla ainda a disputa de duas provas válidas pela etapa de abertura do campeonato, iniciada em maio no Autódromo de Interlagos.

O campeonato segue parelho e completamente imprevisível. O catarinense Alexandre Bastos (Roger Racing), de 23 anos, vem sendo o grande destaque do ano, já conquistou cinco vitórias, quatro em provas sprint e uma na etapa Endurance de Cascavel. O piloto lidera todos os campeonatos em disputa: Overall — soma de pontos em todas as corridas do calendário —, Sprint e Endurance. 

No certame geral, do qual o campeão receberá como prêmio a ascensão ao grid da Stock Light em 2026, enquanto o vice será contemplado com uma vaga para a disputa do TCR South America Banco BRB no ano que vem, Xande Bastos tem 209 pontos, contra 155 de outro catarinense, o jovem Gabriel Moura (GRacing), de apenas 16 anos. 

Campeão Overall e Sprint na categoria B e Endurance — ao lado de Ernani Kuhn — no ano passado, João Cardoso (Auto Racing), de 18, já faturou quatro vitórias em 2025 e é o terceiro, com 150 tentos, seguido pelo experiente Pablo Alves (Maranatha Racing), que vem de vitória e quebra de jejum de quase dois anos no Velopark, em junho. O quinto lugar é de Pedro Bürger (WC6 Motorsport).

Na categoria B, o protagonismo vem sendo do paulista Augusto Sangalli, de 18 anos. O piloto da Pein Competições já faturou seis vitórias, três poles e marcou nove presenças no top-5 para liderar o campeonato Overall com 218 pontos. Dois adolescentes de 17 anos, Luiz Veras (GRacing Motorsport) e Vasco Pedro, estão em segundo e terceiro no campeonato, respectivamente. A sequência dos cinco primeiros é completada pelos experientes Diego Lozov e Ale Xavier, ambos da CAR Racing.

Em cronograma repleto de velocidade trazendo à pista as presenças também da BRB Stock Car Pro Series, Stock Light e BRB Fórmula 4 Brasil, as ações da TN em Mogi Guaçu começam na quinta-feira, 17 de julho, quando serão realizados dois treinos livres e, a partir de 16h55, acontece a sessão classificatória que vai ordenar o grid para a Corrida 3 válida pelo complemento da primeira etapa do campeonato, iniciada em Interlagos. 

A conclusão da jornada inaugural da temporada terá largada a partir de 12h50 de sexta-feira, com duas provas de 18 minutos mais uma volta em sequência. Ainda na sexta-feira a programação traz a classificação válida pela quarta etapa do ano, às 17h15.

O sábado traz na agenda quatro corridas, sendo duas pela manhã, a partir de 9h10, e outras duas provas à tarde, com os pilotos novamente na pista às 16h45. O desfecho da etapa do Velocitta traz mais duas corridas no domingo, com largada às 9h35 e 15h55.

Imagem: Renato Mafra/Vicar

Voltar para o Início