
Debaixo de chuva, Turismo Nacional abre os trabalhos da etapa Endurance de Cascavel
Compartilhar
A Turismo Nacional começou nesta quinta-feira (22) as atividades de pista visando a segunda etapa da temporada 2025 e a primeira do ano na Copa Endurance. A jornada que terá como ápice a corrida de três horas de duração no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), no próximo sábado, entregou um dia todo de pista molhada e muitos desafios aos pilotos titulares e seus respectivos convidados nas 36 tripulações inscritas. Alexandre Bastos e Dudu Berlanda foram os mais rápidos do dia com o Toyota Yaris preparado pela equipe Roger Racing.
Xande Bastos e Berlanda lideraram duas das três sessões reservadas para o dia. O Yaris #116 marcou seu melhor tempo na atividade reservada pela manhã, quando o asfalto estava menos encharcado. A dupla finalizou a atividade com 1m14s946, somente 0s139 mais rápido que o registrado pela dupla composta por João Cardoso — atual campeão Overall e Sprint B e Endurance — correndo em parceria com o tio, Fabiano Cardoso, que venceu a primeira prova de longa duração da história da TN, no ano passado, em Goiânia, correndo em dupla com Augusto Freitas.
Em grande começo de jornada na Turismo Nacional, o tricampeão brasileiro de kart Murilo Fiore foi o terceiro mais rápido do dia correndo ao lado de Bruno Massa, uma das muitas caras novas entre os convidados para o fim de semana. A experiente dupla formada pelo gaúcho Eduardo Fuentes e o mineiro Wanderson Freitas, o primeiro bicampeão da TN, finalizou a quarta-feira como a quarta mais rápida. Destaque também para o duo composto pelo piloto e nutrólogo Paulo Fernando, que ao lado de Ike Ramos, fechou o top-5 no combinado dos melhores tempos do dia.
Piloto que traz no currículo diversos títulos e que no ano passado disputou o Mundial de Endurance (FIA WEC) como piloto da United Autosports e da McLaren, o carioca Nicolas Costa estreia neste fim de semana na Turismo Nacional como convidado de Jairo ‘Baguá’ Andrade. A bordo do Chevrolet New Onix #8, a tripulação finalizou o primeiro treino em 13º e foi ao top-10 nas duas sessões seguintes em Cascavel.
Imagem: Marcelo Machado de Melo/Vicar