Van Gisbergen vence em Sonoma e iguala marca histórica de Jeff Gordon

Van Gisbergen vence em Sonoma e iguala marca histórica de Jeff Gordon

Shane van Gisbergen mostrou neste domingo (13) que é impossível conter um especialista em circuitos mistos por muito tempo. Após ser superado por Connor Zilisch na corrida da Xfinity no sábado, o neozelandês deu o troco ao vencer a etapa da NASCAR Cup Series em Sonoma, a Toyota/Save Mart 350, liderando impressionantes 97 voltas — novo recorde na pista, superando as 92 lideradas por Jeff Gordon em 2004.

Foi a terceira vitória consecutiva de van Gisbergen em circuitos de rua ou mistos, todas largando da pole, repetindo feito de Jeff Gordon entre 1998 e 1999. A conquista também marcou a terceira vitória do piloto na temporada, em apenas sua primeira participação no técnico traçado de 12 curvas e 3,2 km na Califórnia. Com isso, ele chegou ao seu quarto triunfo em apenas 34 largadas na Cup, tornando-se o mais rápido a atingir essa marca desde Parnelli Jones em 1967.

“Foi um fim de semana incrível”, disse o piloto do Chevrolet #88 da Trackhouse Racing, que tem três títulos e 81 vitórias na Supercars australiana. “Recebi muito respeito do Chase Briscoe nas relargadas, e foi uma corrida tensa, mas fantástica. Agradeço à Red Bull, à Trackhouse e à Chevy. Espero continuar muito tempo por aqui.”

A corrida foi marcada por três bandeiras amarelas nos 15 giros finais, o que baralhou as estratégias e aumentou a emoção. Van Gisbergen resistiu à pressão de rivais com pneus mais novos, após um pneu solto de Cody Ware provocar o penúltimo safety car na volta 97. Mesmo assim, cruzou a linha de chegada 1s128 à frente de Chase Briscoe, que largou em segundo e terminou na mesma posição.

“É como jogar contra Michael Jordan no auge”, comparou Briscoe. “Mesmo se eu passasse ele numa relargada, ele me superaria até o fim da volta. Ele elevou o nível da categoria.”

Chase Elliott terminou em terceiro após escalar o pelotão com pneus novos, seguido por Michael McDowell e Christopher Bell. A corrida ainda teve seis bandeiras amarelas em 17 voltas.

O evento também foi decisivo para o In-Season Tournament da NASCAR. Ty Dillon empurrou Alex Bowman na última volta para terminar em 17º, avançando às semifinais contra John Hunter Nemechek. Ty Gibbs e Tyler Reddick também se classificaram, superando Zane Smith e Ryan Preece, respectivamente.

Ross Chastain e van Gisbergen dividiram as vitórias de estágios, mas Chastain se envolveu em um toque com seu companheiro de equipe Daniel Suárez, que rodou e perdeu 15 posições.

A próxima etapa da NASCAR Cup Series acontece no próximo domingo (20), em Dover, às 15h (de Brasília), com transmissão da PicTV, no canal Mundo da Velocidade www.pictv.com/mundodavelocidade . Restam seis corridas para o encerramento da temporada regular, que definirá os 16 pilotos classificados aos playoffs.

Imagem: Nascar/Getty Images 

Voltar para o Início