Felipe Baptista crava pole position no Velocitta

Felipe Baptista crava pole position no Velocitta

Felipe Baptista conquistou neste sábado (19) a pole position da quarta etapa da temporada 2025 da Stock Car Pro Series, no Autódromo Velocitta. Pela primeira vez, a nova equipe CAR Racing terá a honra de abrir o grid na principal categoria do automobilismo brasileiro. Com desempenho bastante consistente desde os treinos livres de sexta-feira, o paulista de 22 anos levantou o troféu Pole Position Snapdragon após registrar 1m28s778 em sua volta mais rápida no Q3 a bordo do Mitsubishi Eclipse Cross #121.

A manhã foi das novas equipes da Stock Car. Em sua melhor performance em classificação desde a estreia, a Scuderia Bandeiras emplacou dois pilotos no Q3. Líder do time baseado em Votorantim, também no interior paulista, Átila Abreu marcou 1m28s964 com o Chevrolet Tracker #51, seguido muito de perto por Nelson Piquet Jr., que acelera o Eclipse Cross #33.

A relação dos melhores posicionados na classificação teve ainda o atual (e tri) campeão, Gabriel Casagrande, quarto colocado com o Tracker da A.Mattheis Vogel, enquanto Julio Campos dá sequência ao viés de alta depois da boa campanha no Velopark (RS) e marcou o quinto tempo com o Toyota Corolla Cross da Crown Racing.

Entre os pilotos que avançaram ao Q3 e que vão largar mais à frente, destaque também para Felipe Massa, sexto colocado na classificação e no grid de domingo com o Tracker da TMG Racing. A quarta fila será formada pelo Eclipse Cross de Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) e pelo Corolla Cross de Arthur Leist (Crown Racing).

Felipe Baptista destacou o potencial do carro preparado pela CAR Racing para marcar sua primeira pole com o novo SUV da Stock Car. “Foi uma classificação muito boa. Tentei poupar o máximo possível de pneu e fiquei feliz com minha volta no Q3. O carro está sensacional. Feliz com o trabalho da equipe e, se Deus quiser, tomara que possamos trazer uma vitória”, declarou.

Felipe Fraga (Eurofarma RC) terminou a classificação em 12º lugar e, teoricamente, seria o piloto designado a largar na frente na corrida Sprint de logo mais no Velocitta. Entretanto, o mais jovem vencedor e campeão da Stock Car terá de pagar uma punição com a perda de dez posições no grid da primeira prova da etapa em Mogi Guaçu em razão de incidente na etapa do Velopark, tal qual Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling).

Neste caso, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) determina que a aplicação da punição é realizada depois da inversão no grid em relação aos 12 primeiros colocados. Assim, Fraga perde dez posições e terá de partir em 11º. E Enzo Elias, que largaria em segundo na Sprint, avança para abrir a fila de 31 carros nesta tarde.

Desta forma, a Scuderia Bandeiras terá seus pilotos largando na primeira fila das corridas de sábado e domingo, a principal da etapa, com 50 minutos mais uma volta. Thiago Camilo (Ipiranga Racing) vai largar em segundo neste sábado com o Toyota Corolla Cross #21, logo à frente do companheiro de equipe, Cesar Ramos. Arthur Leist sai da quarta colocação e Gaetano Di Mauro fecha o top-5. Felipe Baptista sairá do 12º lugar, obedecendo a inversão do grid.

Imagem: Tony Hermann 

Voltar para o Início