
Nelsinho Piquet vence no Velocitta!
Compartilhar
Dois dos sobrenomes mais laureados do automobilismo brasileiro e mundial subiram ao topo do pódio neste domingo (20) na Stock Car Pro Series. Nelson Piquet Jr. venceu a corrida principal válida pela quarta etapa da temporada 2025, no Autódromo Velocitta, e coroou um fim de semana notável para a Scuderia Bandeiras, chefiada por Christian Fittipaldi. Baseado em Votorantim, no interior de São Paulo, o mais novo time da principal categoria do automobilismo brasileiro já havia comemorado o triunfo de Enzo Elias na sprint do último sábado em Mogi Guaçu (SP).
É a primeira vez que Christian Fittipaldi e Nelson Piquet Jr. compartilham o pódio na Stock Car, em uma ocasião muito especial para os amigos, chefe e piloto e também parceiros de bancada no podcast ‘Pelas Pistas’, apresentado pelo jornalista Thiago Alves.
A vitória de Piquet no Velocitta foi construída desde a largada. É verdade que o primeiro campeão mundial de Fórmula E se valeu de inesperado revés sofrido por Felipe Baptista segundos antes da volta de apresentação e aquecimento dos pneus. Voltas depois, Nelsinho viu à sua frente o infortúnio do companheiro de equipe e patrão, Átila Abreu, que liderava a prova.
Daí em diante, o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 tornou-se protagonista do domingo. Mesmo depois de ter sido ultrapassado por Gaetano Di Mauro após a janela de pit-stops, Nelsinho imprimiu forte ritmo de corrida e travou um espetacular e leal duelo roda a roda com o paulista da Eurofarma RC, reassumiu a liderança e partiu para vencer pela primeira vez na nova era dos SUVs e a quarta em sua carreira na Stock Car, quebrando assim um jejum que durava desde outubro de 2022, quando triunfou em Goiânia.
A corrida deste domingo teve outros grandes ‘players’. Gaetano largou em sétimo, cresceu muito ao longo da prova e aliou estratégia e desempenho para terminar em uma segunda colocação que o colocou como dono do Troféu Vivo Man of the Race de maior pontuador da etapa, além de posicioná-lo como novo líder do campeonato. O pódio foi completado por um aguerrido Arthur Leist (Crown Racing). Vindo de um top-3 no Velopark, no mês passado, o gaúcho de Novo Hamburgo repetiu o feito depois de escalar o pelotão e ultrapassar Felipe Fraga (Eurofarma RC) nas voltas finais com seu Toyota Corolla Cross.
A tarde foi também de belas ‘remontadas’. Fraga, por exemplo, largou da 12ª colocação e terminou em quarto, seguido por Enzo Elias, que iniciou a disputa deste domingo em 11º para fechar um fim de semana dos mais positivos. Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) saiu da 14ª colocação para finalizar em sexto, logo à frente de Thiago Camilo (Ipiranga Racing). Rubens Barrichello escalou 16 posições e concluiu a disputa em oitavo lugar. Melhor ainda fez Felipe Baptista (CAR Racing KTF), que se recuperou do revés sofrido antes da largada, partiu dos boxes e terminou na nona colocação, mostrando que teria condições de triunfar no Velocitta. O top-10 foi completado por Rafael Suzuki (TMG Racing) no interior paulista.
Imagem: Tony Hermann