
Salas voa no Velopark e conquista a pole com o Chevrolet Tracker
Compartilhar
A fria manhã de sábado (7) no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), foi quente para Guilherme Salas. Com desempenho impecável na classificação, o piloto da Valda Cavaleiro Sports garantiu a pole position para a corrida principal e para a sprint da terceira etapa da temporada 2025 da Stock Car Pro Series. A bordo do Chevrolet Tracker #85, Salas conquistou o Troféu Pole Position Snapdragon e marcou história ao conquistar a primeira pole da nova geração de SUVs da categoria.
Salas cravou 53s950 no Q3, decisivo segmento da classificação. Antes disso, no Q2, havia registrado 53s735, o melhor tempo do fim de semana até então. Foi sua quinta pole na Stock Car, consolidando a boa fase e levando o jundiaiense a apenas dois pontos do líder do campeonato, Felipe Fraga. “Fiz uma volta no limite do limite. Essa pista é difícil, especialmente para aquecer os pneus. Mas encaixei uma volta na veia. Estou muito feliz”, disse Salas.
Daniel Serra, com o Mitsubishi Eclipse Cross da Blau Motorsport, ficou em segundo e dividirá a primeira fila com Salas. Felipe Massa teve sua melhor classificação no ano e larga em terceiro com o Tracker da TMG Racing, ao lado de Julio Campos, hoje na Crown Racing, com o Toyota Corolla Cross.
A terceira fila será formada por Rafael Suzuki (TMG Racing) e Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli), seguidos por Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) e Arthur Leist (Crown Racing).
Ricardo Maurício, 12º mais rápido, vai largar na pole da corrida sprint graças ao regulamento do grid invertido. Assim, a Valda Cavaleiro Sports terá seus dois pilotos abrindo as provas do fim de semana.
No Q1, os pilotos foram divididos conforme as posições no campeonato. Gaetano Di Mauro foi o mais rápido no primeiro grupo com 54s041. Também avançaram Rafael Suzuki, Enzo Elias, Cacá Bueno, Gabriel Casagrande, Ricardo Maurício, Julio Campos, Ricardo Zonta, Allam Khodair e Zezinho Muggiati. Felipe Fraga e Gianluca Petecof foram eliminados.
No segundo grupo, Felipe Baptista foi o primeiro a baixar dos 54s, marcando 53s951, seguido por Felipe Massa e Guilherme Salas — apenas 0s010 separaram os três. Também passaram ao Q2: Thiago Camilo, Daniel Serra, Arthur Leist, JP de Oliveira, Lucas Foresti, Cesar Ramos e Nelson Piquet Jr.
Salas brilhou no Q2 ao marcar 53s735, melhor tempo do fim de semana, ficando a apenas meio segundo do recorde da pista (53s241, de Cacá Bueno em 2013). Ele superou Rafael Suzuki por 0s314. Daniel Serra foi o terceiro, seguido por Julio Campos, Arthur Leist, Gaetano Di Mauro, Felipe Massa e Cacá Bueno.
O piloto da Valda Cavaleiro Sports foi o primeiro a entrar na pista no Q3 e garantiu a pole com 53s950, antes da interrupção com bandeira vermelha causada por Gaetano. Após a retomada, vários pilotos optaram por não voltar à pista. A pole ficou com Salas, 0s408 à frente de Serra. Massa completou os três primeiros, seguido por Campos, Suzuki, Cacá, Gaetano e Arthur Leist.
Depois de duas poles de Felipe Fraga, Salas marca a primeira com o Chevrolet Tracker
Imagem: Marcelo Machado de Melo/Stock Car