
Stock Car retorna a Curvelo com nova geração de SUVs
Compartilhar
A Stock Car Pro Series dá sequência à temporada 2025 levando a nova geração de carros tipo SUV da categoria para acelerar pela primeira vez em Minas Gerais neste fim de semana (16 e 17/08). O Circuito dos Cristais, em Curvelo, receberá a quinta etapa do campeonato, marcando o retorno da principal competição do automobilismo brasileiro à pista da região central do Estado, após oito anos de ausência. Formado por 31 estrelas do cenário mundial e nacional, o grid da Stock conta com os modelos Chevrolet Tracker Stock Car, Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car e Toyota Corolla Cross Stock Car, todos dotados de tecnologia de competição inovadora.
A jornada desta semana verá o reencontro de nomes consagrados do esporte com o Circuito dos Cristais, casos de Rubens Barrichello, Cacá Bueno, Gabriel Casagrande, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Ricardo Maurício e Daniel Serra, entre tantos outros. Ao mesmo tempo, o traçado mineiro será novidade para pilotos de carreira laureada, como Helio Castroneves, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr. e João Paulo de Oliveira, além dos muitos talentos da nova geração.
Curvelo já recebeu a Stock Car em duas oportunidades, 2016 e 2017, e traz uma peculiaridade: somente pilotos campeões ou que viriam a sê-lo triunfaram na região central de Minas Gerais. Fraga é o maior vencedor, com duas conquistas, uma em cada temporada. O piloto de Tocantins também faturou as duas poles em jogo naquele período. Tricampeão, Ricardo Maurício subiu ao topo do pódio em 2016, enquanto Gabriel Casagrande, igualmente dono de três títulos, obteve sua primeira vitória na categoria justamente em Curvelo, em 2017.
A Stock Car vai acelerar no traçado de 3.330 metros e 16 curvas. Percorrida em sentido anti-horário, a pista é bastante seletiva, técnica, exigente e tem como uma das características a forte frenagem depois da reta principal, que tem aproximadamente 800 metros de extensão. Segundo a meteorologia, o fim de semana em Curvelo será quente, sem previsão de chuva e com a temperatura ambiente variável entre 15ºC e 30ºC.
Uma mescla de pilotos experientes e os representantes da nova geração vai correr pela primeira vez no Circuito dos Cristais pela Stock Car. Reconhecidos mundialmente por trajetórias repletas de vitórias e títulos, os ex-Fórmula 1 Felipe Massa e Nelson Piquet Jr., assim como Helio Castroneves, quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, e João Paulo de Oliveira, com carreira vencedora no automobilismo japonês, vão competir pela primeira vez em Curvelo na Stock Car.
Líder do campeonato, Gaetano Di Mauro já acelerou pela Stock Light na pista mineira, mas correrá pela primeira vez na categoria principal em Curvelo. Nomes com mais experiência também vão estrear pela categoria no traçado mineiro. São os casos de Vicente Orige, Bruno Baptista e Lucas Kohl. Pela nova geração, Arthur Gama, Arthur Leist, Enzo Elias, Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Rafael Reis e Zezinho Muggiati vão correr pela primeira vez em um carro da categoria no Circuito dos Cristais. Ao todo, 15 dos 31 pilotos entrarão na pista pela primeira vez com a Stock Car.
Imagem: Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car