
Auer conquista segunda vitória no DTM em duelo com Engel
Compartilhar
Lucas Auer venceu uma disputa roda a roda com o também piloto da Mercedes-AMG, Maro Engel, em prova disputada no circuito de Lausitzring.
Largando da pole, Auer (Landgraf Mercedes-AMG GT3 Evo) controlou a primeira parte da corrida, mantendo-se à frente de Engel (Winward), que pulou para segundo logo na largada, superando Ricardo Feller (Audi R8 LMS GT3 EVO II da Land).
Auer abriu uma vantagem de 2s8 antes de realizar sua parada obrigatória na volta 23. No entanto, Engel assumiu a liderança duas voltas depois, após sua própria visita aos boxes.
A vantagem de Engel, porém, durou pouco. Com pneus mais aquecidos, Auer se aproximou rapidamente e, na curva 1 da volta 27, fez a ultrapassagem decisiva ao mergulhar por dentro na saída do banking.
A partir daí, o austríaco ampliou a diferença e, embora Engel tenha voltado a pressionar nas voltas finais com pneus mais novos, Auer manteve o controle e cruzou a linha de chegada com 1s344 de vantagem.
Rene Rast (BMW M4 GT3 Evo da Schubert Motorsport) completou o pódio em terceiro, enquanto Jules Gounon (Winward) garantiu o quarto lugar, em um bom resultado coletivo da Mercedes-AMG.
Carregando 20 kg de lastro de sucesso pela vitória anterior em Oschersleben, Gounon caiu posições no início, mas recuperou terreno após os pit stops, aproveitando pneus em temperatura ideal. Ele superou Jack Aitken (Ferrari 296 GT3 da Emil Frey Racing), Thomas Preining (Porsche 911 GT3 R da Manthey EMA) e Marco Wittmann (BMW da Schubert) para garantir a posição.
Mesmo sob forte pressão de Wittmann nas voltas finais, Gounon manteve-se firme e assumiu a vice-liderança do campeonato, atrás do novo líder, Lucas Auer. O atual campeão, Preining, terminou em sexto após superar Aitken e Ayhancan Güven (segundo carro da Manthey EMA).
Após boa classificação, Feller caiu para nono durante a prova e abandonou a dez minutos do fim, alegando perda de potência. Seu abandono beneficiou Ben Dörr (McLaren 720S GT3 Evo) e Ben Green (Ferrari), que fecharam o top 10.
O então líder do campeonato, Jordan Pepper (Grasser Lamborghini), sobreviveu a um toque na largada e a uma punição por excesso de velocidade nos boxes para terminar em 11º com o Huracán GT3 EVO 2.
O campeão de 2022, Mirko Bortolotti (Abt Lamborghini), chegou a ganhar cinco posições na largada e entrar no top 10, mas despencou após ser tocado por Thierry Vermeulen (Ferrari) na curva 1. Bortolotti terminou em 13º, atrás de Arjun Maini (HRT Ford) e do companheiro de equipe Nicki Thiim. Vermeulen, punido, ficou com o último ponto disponível.
A corrida foi brevemente interrompida pelo safety car logo na primeira volta, após um toque entre Pepper e Morris Schuring (Manthey Junior Team Porsche), que danificou seu carro e abandonou.
Imagem: DTM