
Auer faz história e crava pole no Lausitzring
Compartilhar
Lucas Auer conquistou neste sábado pela manhã a 14ª pole position de sua carreira no DTM, durante a primeira sessão classificatória no circuito Dekra Lausitzring. O piloto da Mercedes-AMG cravou 1m19s827 na volta rápida de 3.478 km, superando o recorde da pista estabelecido por Jack Aitken, da Ferrari, em 2023, por 0s110.
“Fizemos várias mudanças no acerto do carro após o treino livre e fomos recompensados com a pole. Consegui uma vitória de ponta a ponta na abertura em Oschersleben e esse é o plano novamente. Será um grande desafio: o nível de aderência varia muito e há muitas ondulações. Mas é isso que define o Lausitzring”, comentou o austríaco de 30 anos da equipe Mercedes-AMG Team Landgraf, que venceu pela primeira vez no circuito em 2016.
Ricardo Feller teve desempenho sólido com o Audi R8 LMS GT3 Evo2 da Land-Motorsport e ficou apenas 0s033 atrás, assegurando o segundo lugar. Maro Engel, da Mercedes-AMG Team Winward Racing, foi o terceiro, seguido por Jules Gounon, também da Mercedes. René Rast, da Schubert Motorsport, foi o melhor entre os pilotos da BMW, terminando em quinto.
Com temperaturas abaixo dos dez graus Celsius, os 24 pilotos demoraram quase 15 minutos para aquecer os pneus Pirelli. Nos minutos finais, os tempos começaram a despencar. Auer foi o primeiro a baixar da casa de 1min20s no fim da sessão. Logo depois, Feller superou Engel para ficar em segundo, e Gounon colocou o terceiro Mercedes-AMG entre os cinco primeiros.
A sessão reforçou o alto nível do grid do DTM: os 17 primeiros colocados ficaram separados por menos de meio segundo.
Imagem: DTM