Alex Márquez voa e lidera sexta em Silverstone

Alex Márquez voa e lidera sexta em Silverstone

Alex Márquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) deixou para a última volta o melhor desempenho do dia e garantiu o topo da tabela no treino livre desta sexta-feira para o GP da Grã-Bretanha. Com um novo recorde da pista — 1m57s295 —, o espanhol superou Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) por apenas 0s047. Jack Miller (Prima Pramac Yamaha) completou o top 3 em uma tarde positiva para a Yamaha em Silverstone.

A sessão teve um início caótico, com quedas de três pilotos em menos de 15 minutos: Jack Miller, Franco Morbidelli (VR46) e Marc Márquez (Ducati Lenovo). Nenhum se feriu, mas Marc — que liderava o TL1 — teve a primeira grande dificuldade do fim de semana.

Marco Bezzecchi (Aprilia) foi o primeiro a liderar, seguido por Alex Rins (Yamaha), com Miller, Alex Márquez e Pedro Acosta (KTM) completando o top 5 inicial. Com 25 minutos para o fim, os tempos começaram a despencar: Viñales e Mir se revezaram na ponta, com Di Giannantonio, Quartararo e Bezzecchi todos separados por menos de 0s1.

Marc Márquez e Bagnaia estavam fora do top 10 nesse momento, mas o #93 reagiu e pulou para a liderança com 1m57s866, seguido por Rins. Em seguida, Zarco (Honda LCR) brilhou e assumiu o P1, logo superado por Di Giannantonio e depois por Bezzecchi, que marcou 1m57s667.

Alex Márquez, que caíra para 15º, recuperou-se com uma volta sensacional de 1m57s613, retomando a liderança e empurrando Viñales para fora do top 10. Nos minutos finais, Miller foi para P2, antes de Quartararo reagir com um 1m57s342 que parecia definitivo.

Mas faltava a última palavra de Márquez: no estouro do cronômetro, o espanhol cravou o novo recorde e terminou à frente do francês, garantindo a liderança do dia. Bagnaia e Marc também conseguiram se classificar diretamente para o Q2.

Com Márquez no topo, o top 5 foi completado por Quartararo, Miller, Marc Márquez e Bezzecchi. Di Giannantonio foi o sexto, seguido por Bagnaia. Zarco (P8) foi o melhor piloto da Honda, com Rins (P9) e Aldeguer (P10) fechando os classificados diretos ao Q2.

Três Yamahas avançaram direto ao Q2 pela primeira vez desde 2021. Já Acosta e Mir ficaram de fora por menos de um décimo e terão que passar pelo Q1 neste sábado.

Imagem: MotoGP

Voltar para o Início