
Alonso elogia Bortoleto após primeiros pontos na F1 com bela disputa na Áustria
Compartilhar
Fernando Alonso foi só elogios para Gabriel Bortoleto após o brasileiro conquistar seus primeiros pontos na Fórmula 1 no GP da Áustria. Os dois protagonizaram uma emocionante disputa nas voltas finais da corrida em Spielberg, encerrada com um abraço caloroso entre mentor e pupilo no parque fechado.
Bortoleto, que integra o programa de gerenciamento de pilotos de Alonso, pressionou o bicampeão mundial na última volta da prova.
O espanhol resistiu com habilidade à investida do novato, e contou com a sorte: o líder Lando Norris se aproximou rapidamente para receber a bandeirada, obrigando os dois a cederem espaço ao carro da McLaren. Isso garantiu a Alonso o uso da asa móvel (DRS) e fez com que o espanhol terminasse na frente.
Mesmo assim, Alonso reconheceu o talento do jovem piloto:
“Incrível, estou muito feliz por ele. Gabi foi excepcional a temporada inteira. Por um motivo ou outro, era o [Nico] Hülkenberg quem estava pontuando aos domingos. Mas acho que ele já merecia esses pontos antes mesmo desta corrida. Espero que seja o primeiro de muitos”, afirmou o espanhol.
“Os primeiros pontos na Fórmula 1 têm um gosto sempre muito especial.”
Alonso também destacou o acerto da estratégia da Aston Martin, apostando na parada única mesmo com temperaturas de pista acima dos 50 °C e forte desgaste dos pneus:
“Foi uma corrida intensa. A estratégia foi a chave. A equipe acertou: a parada única era o caminho, mesmo eu não sendo tão rápido quanto a Kick Sauber ou a Haas, terminei à frente deles. Tivemos um bom pit stop, no tempo certo. E no final, tive sorte – quando Gabi chegou com ritmo muito melhor, o Norris veio com bandeira azul, então ele não pôde me atacar. Além disso, ao deixar o Norris passar, vimos a bandeirada, então a corrida teve uma volta a menos. No fim, foi uma combinação perfeita para nós.”
Imagem: Getty Images/F1