
Lamborghini conquista vitória histórica nas 24h de Spa
Compartilhar
Mirko Bortolotti, Jordan Pepper e Luca Engstler conquistaram a primeira vitória da Lamborghini nas 24 Horas de Spa, encerrando um longo jejum da marca italiana na clássica prova de endurance. A edição de número 78 da corrida viu a GRT Grasser Racing triunfar após uma batalha estratégica contra o Porsche da Rutronik Racing.
O Lamborghini Huracán GT3 EVO2 de número 63 cruzou a linha de chegada com 8s703 de vantagem sobre o Porsche 911 GT3 R guiado por Alessio Picariello, Sven Mueller e Patric Niederhauser. A vitória marca a estreia da Lamborghini no topo do pódio em Spa, sendo a sexta marca diferente a vencer nos últimos seis anos — ao lado de Porsche, Ferrari, Mercedes-AMG, BMW e Aston Martin.
O início da prova teve domínio de McLaren, Ferrari e Mercedes, com destaque para os carros da Garage 59, Vincenzo Sospiri Racing e Team GetSpeed. Porém, a corrida mudou de rumo após o abandono do Mercedes #17, atingido pelo Audi da Attempto Racing na La Source.
A liderança provisória no meio da corrida foi do BMW #998 da ROWE Racing, beneficiado por uma bandeira amarela, mas o Lamborghini da Grasser assumiu o controle na manhã de domingo. A Porsche Rutronik ainda ameaçou a vitória com uma estratégia fora de sequência, assumindo a ponta a três horas do fim, após uma entrada perfeita nos boxes sob bandeira amarela.
O duelo esquentou quando o Porsche sofreu um furo no pneu traseiro direito, devolvendo a liderança a Bortolotti. Mesmo com um erro nos boxes que custou sete segundos ao italiano, ele conseguiu retomar o ritmo e se distanciar novamente.
Na disputa pelo terceiro lugar, o Ferrari #51 da AF Corse superou o BMW #98 da ROWE Racing após este receber uma punição de 30 segundos por limites de pista. A ultrapassagem ousada de Raffaele Marciello, que chegou a sair da pista na reta Kemmel, não foi suficiente para garantir o pódio.
Alessandro Pier Guidi, Vincent Abril e Alessio Rovera fecharam o pódio após recuperação notável, enquanto Arthur Leclerc, Antonio Fuoco e Eliseo Donno foram os quartos colocados com o Ferrari #50. O McLaren da Garage 59 terminou em sexto.
A vitória na classe Gold Cup foi decidida a menos de 10 minutos do fim, após um pneu furado tirar o McLaren #58 da disputa. A Aston Martin da Verstappen.com Racing, com Thierry Vermeulen, Harry King e Chris Lulham, ficou com o triunfo.
O Mercedes-AMG da Winward Racing fechou o top-10 e foi o único carro da marca de Stuttgart entre os dez primeiros. As equipes GetSpeed e Boutsen VDS abandonaram em uma corrida repleta de acidentes e problemas mecânicos.
Entre os abandonos notáveis, destaque para o Porsche #22 da Schumacher CLRT, eliminado após uma forte batida na segunda hora. Outros problemas mecânicos retiraram da disputa carros da Aston Martin, Porsche e BMW, incluindo o BMW #998, que teve problemas de freio na última hora.
A Walkenhorst Motorsport venceu na Silver Cup com um Aston Martin, enquanto o Ferrari #74 levou a vitória na Bronze Cup. A classe Pro-Am teve vitória do Porsche #29 da AV Racing by Car Collection Motorsport.
Imagem: SRO