
Stock Car acelera pela primeira vez com novos SUVs em asfalto molhado
Compartilhar
O dia que precedeu o início da programação oficial da segunda etapa da temporada 2025 da Stock Car Pro Series foi de muitas novidades aos 30 pilotos que vão acelerar neste fim de semana no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná. Além da busca pela maior quilometragem possível a bordo da nova geração de carros SUVs ao longo desta quinta-feira (22), os competidores tiveram de encarar um desafio extra em razão da chuva e da pista molhada, algo ainda inédito nesta nova fase da principal categoria do automobilismo brasileiro.
Ao longo do dia, os pilotos tiveram dois treinos extras em Cascavel, ambos com pista molhada, e conseguiram ter uma impressão até então inédita em tais condições. Atual campeão, Gabriel Casagrande terminou as duas sessões da quinta-feira no top-5 e se mostrou bastante feliz com a performance do seu novo Chevrolet Tracker, da A.Mattheis Vogel, acelerando na chuva. “O carro demonstrou ser bastante seguro, principalmente em curvas de alta. Gostei do que eu vi”, declarou.
“Estou contente pelo carro ter funcionado. Demos um up muito grande do que foi [em Interlagos] em nossa primeira experiência. Agora é fazer aqueles acertos finos, temos ainda algumas coisas a melhorar e vamos seguir trabalhando. Fico contente porque conseguimos ter um bom tempo de pista e agora é iniciar o fim de semana da melhor maneira para que possamos começar de vez nosso campeonato”, salientou o tricampeão.
Quem também mostrou satisfação com o desempenho do seu SUV nesta quinta-feira foi Allam Khodair, que fechou o dia em terceiro lugar com o Mitsubishi Eclipse Cross da Blau Motorsport. “Esse novo carro no molhado é muito diferente do modelo antigo. É um carro que tem bem mais desempenho, é mais leve, então foi legal ter essa primeira impressão diante dessas condições, mas tínhamos de evitar correr mais riscos. Amanhã e para a sequência do fim de semana a previsão é toda de pista seca. No geral, foi um bom dia de treino para nós”, disse o ‘Japonês Voador’.
João Paulo de Oliveira viveu um dia marcado por ineditismos. Além de ter sido a primeira vez a guiar um carro da Stock Car em Cascavel e de pilotar seu Toyota Corolla Cross no molhado, o piloto da Full Time Gazoo Racing teve de reaprender a acelerar no traçado, atualmente de 3.058 metros.
“É minha primeira vez pilotando aqui em 25 anos. Minha primeira vez correndo com um carro de Stock Car aqui e primeira vez de Stock com pneu de chuva, em uma nova configuração do traçado. Não lembrava muito da pista, pra ser sincero. É um traçado em que você precisa ter muita confiança no carro”, explicou JP.
Eurofarma RC na frente — As duas atividades de pista desta quinta-feira foram lideradas pela equipe que comanda o campeonato e protagonizou a etapa de abertura, no início de maio, em Interlagos. Gaetano Di Mauro liderou o primeiro treino extra ao aferir 1min05s934 como volta mais rápida, seguido por Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) e Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports), os três com Mitsubishi Eclipse Cross. Gabriel Casagrande foi o quarto, à frente do Chevrolet Tracker de Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) e do Eclipse Cross de Allam Khodair.
Pole e vencedor em Interlagos e líder do campeonato, Felipe Fraga foi ligeiramente mais rápido no segundo treino extra e marcou 1min05s675 como melhor volta, 0s093 melhor que Gaetano Di Mauro. Khodair terminou novamente bem, na terceira colocação, à frente de Felipe Baptista, com o Eclipse Cross da CAR Racing KTF. Gabriel Casagrande fechou a relação dos cinco mais rápidos a apenas 0s003 do jovem paulistano.
O habitual equilíbrio da Stock Car novamente se fez presente, com os 18 primeiros colocados andando no mesmo segundo. Os tempos de volta aferidos pelos novos SUVs chamaram a atenção mesmo diante das condições de pista molhada. Fraga foi apenas 2s6 mais lento na comparação com o próprio tempo registrado em 2023, quando marcou a pole e cravou a volta mais rápida com a última geração dos Sedans em Cascavel: 1min03s003.
Imagem: Marcelo Machado de Melo/Stock Car