
Cadillac conquista vitória inédita no WEC em Interlagos
Compartilhar
A Cadillac alcançou neste domingo (14) sua primeira vitória geral no Mundial de Endurance (WEC), em um resultado histórico nas 6 Horas de São Paulo. A equipe Hertz Team JOTA conquistou uma dobradinha inédita para a marca americana em Interlagos, com o carro #12 — pilotado por Will Stevens, Alex Lynn e Norman Nato — cruzando a linha de chegada à frente do carro #38, guiado por Earl Bamber, Jenson Button e Sébastien Bourdais.
Essa foi a primeira vitória da Cadillac desde sua entrada na categoria em 2023 e encerrou a sequência invicta da Ferrari na temporada, que havia vencido todas as provas desde a abertura do campeonato, no Catar.
Apesar da pole do Cadillac #12 e da terceira posição do carro #38 — que largou nessa colocação após punição pós-classificatória —, os dois protótipos da JOTA começaram a corrida atrás do Porsche Penske #5 de Julien Andlauer. Porém, na segunda hora, os Cadillac mostraram força: Bamber ultrapassou por fora na Curva 1 e assumiu a ponta. Na sequência, após as paradas, Alex Lynn superou Jenson Button com um “undercut” bem executado e não perdeu mais a liderança.
A Cadillac manteve a formação até o final, com mais de um minuto de vantagem entre os dois carros da equipe. O Porsche #5, com Andlauer e Michael Christensen, completou o pódio. Laurens Vanthoor e Kevin Estre ficaram em quarto lugar.
A quinta posição ficou com Sheldon van der Linde, que ultrapassou Loïc Duval (Peugeot #94) nos minutos finais. Mesmo assim, a Peugeot comemorou seu melhor desempenho da temporada com os carros terminando em 6º e 7º, após não passarem do 9º lugar nas etapas anteriores.
O BMW #20, guiado por van der Linde, René Rast e Marco Wittmann, completou o top-10 após uma corrida sólida, embora tenha sido penalizado com um drive-through por infração durante Full Course Yellow. Já o BMW #15, com Kevin Magnussen, Dries Vanthoor e Raffaele Marciello, perdeu 20 voltas por falha nos freios e saiu da disputa ainda na primeira hora.
Outros destaques negativos da prova foram os problemas técnicos do Alpine #35, que enfrentou falha no sistema híbrido e terminou 42 voltas atrás, e o difícil dia da Ferrari, que teve apenas o carro cliente #83 (Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson) em oitavo lugar. Os protótipos oficiais da marca terminaram fora do top-10, com penalidades e toques atrapalhando o desempenho.
A Toyota, atual referência na categoria, teve seu pior resultado desde a criação da classe Hypercar: nenhum dos seus GR010 Hybrid pontuou, cruzando em 14º e 15º.
Fechando os pontos, o Porsche #99 da Proton Competition e o Alpine #36 completaram os dez primeiros. As Aston Martin Valkyrie terminaram discretamente, em 13º e 16º.
Imagem: Jota Sport