
Dudu Barrichello levanta público com pódio
Compartilhar
O trio da Akkodis ASP Team #87 conquistou a primeira vitória do Lexus RC F na classe LMGT3 no FIA WEC. Depois de largar em segundo, o time dominou a prova e foi tão mais veloz que o resto que, mesmo com um drive-through, conseguiu manter a liderança e ficou com o primeiro lugar.
A maior emoção do dia veio nos instantes finais da corrida. Após um pit stop a poucos minutos do fim, o trio feminino da Iron Dames no Porsche 911 #85 (Celia Martin, Rahel Frey, Michelle Gatting) voltou à pista em segundo lugar com os pneus usados, enquanto Eduardo Barrichello no Aston Matin #10 (Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh, Valentin Hasse-Clot) se recuperou de uma rodada de seu carro (com Anthony McIntosh) no início da prova e era o quinto colocado.
Ele passou pelo Lexus #78 (Arnold Robin, Yuichi Nakayama, Finn Gehrsitz) e abriu caça na briga pelo pódio, entre a Iron Dames e o Corvette #81 (Rui Andrade, Charlie Eastwood, Tom van Rumpuy) da TF Sport. O trio do carro americano conseguiu passar pelo trio feminino na saída da junção enquanto Barrichello era cerca de meio segundo mais veloz por volta que os dois concorrentes.
O brasileiro chegou nos últimos momentos da corrida ao Porsche das Damas de Ferro em condição de ataque e realizou uma belíssima manobra, fazendo o traçado mais veloz na descida do lago, saindo por fora e deixando a dinamarquesa Michelle Gatting para trás no laranjinha a dois minutos do final. A ultrapassagem para o terceiro posto fez o público ir ao delírio nas arquibancadas em Interlagos, com Dudu garantindo seu primeiro pódio no FIA WEC em sua quinta participação, e após conquistar sua primeira pole no último sábado. Barrichello ainda foi eleito o piloto do dia pelos fãs.
"Foi muito legal. Estou muito agradecido a toda a torcida. Tenho muito orgulho de ser brasileiro, e tenho muita gratidão por todo o suporte que tive aqui. Foi uma loucura: eu tinha de confiar nos engenheiros e eles tinham de confiar em mim. Eu não podia forçar tanto para não desgastar os pneus rapidamente. Pudemos gerenciar tudo e as coisas funcionaram da maneira que planejamos", descreveu Barrichello.
O quarto lugar ficou com a Iron Dames, e o top-5 foi fechado pelo trio do #78 da Akkodis ASP Team. Outro ponto de interesse do Rolex 6 Horas de São Paulo foi o nove vezes campeão mundial de motociclismo Valentino Rossi, que terminou com seu BMW M4 #46 (Ahmad Al Harty, Valentino Rossi, Kelvin van der Linde) em décimo lugar.
O BMW M4 #31 de Augusto Farfus e Pedro Ebrahim (além do australiano Yasser Shahin) teve uma corrida complicada, com problemas a partir do meio da prova após Farfus ter recuperado terreno em seu primeiro stint. O trio fechou a prova na 12ª posição.
Imagem: José Mário Dias