Ferrari vence 6 Horas de Spa com dobradinha histórica

Ferrari vence 6 Horas de Spa com dobradinha histórica

A Ferrari conquistou uma vitória dupla nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, garantindo sua terceira vitória consecutiva no Mundial de Endurance (WEC) com o carro #51. Em uma corrida marcada por disputas intensas e estratégias de consumo de combustível, Alessandro Pier Guidi cruzou a linha de chegada 4s229 à frente do carro #50 da mesma equipe.

Pier Guidi dividiu o comando da Ferrari 499P com James Calado e Antonio Giovinazzi. O trio superou o carro-irmão pilotado por Nicklas Nielsen, Antonio Fuoco e Miguel Molina. Completando o pódio, o Alpine A424 #36 de Mick Schumacher, Frédéric Makowiecki e Jules Gounon terminou menos de um segundo atrás da segunda Ferrari.

A corrida ganhou contornos dramáticos após uma intervenção do safety car causada por um acidente com o McLaren #59 da United Autosports. A partir daí, a batalha se transformou em uma guerra de economia de combustível. Fuoco chegou a assumir a liderança na relargada, superando Pier Guidi em Les Combes, mas os dois pilotos ainda teriam que lidar com ataques do Alpine de Schumacher e do BMW de Robin Frijns — que protagonizou uma ultrapassagem impressionante em Blanchimont.

Problemas técnicos mudaram o rumo da prova: um furo lento obrigou Schumacher a antecipar seu pit stop final. Frijns abandonou por falha nos freios, e a liderança voltou a Pier Guidi após a última rodada de paradas. Mesmo precisando fazer um “splash and go” nos minutos finais, ele voltou à frente com 14 segundos de vantagem, sustentando o resultado até a bandeirada. Nielsen, poupando combustível, segurou o segundo lugar sob forte pressão de Schumacher.

A Toyota ficou com o quarto lugar com o carro #8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que largou apenas em 15º. A Cadillac Team JOTA completou o top 6 com seus dois protótipos, enquanto Nyck de Vries levou o Toyota #7 ao sétimo lugar.

A melhor Porsche foi a #6 da Penske, que terminou em nono, e a BMW fechou a zona de pontos em décimo. A Peugeot, apesar de mostrar competitividade, saiu da Bélgica sem pontuar, após incidentes e estratégias mal trabalhadas.

Imagem: Ferrari Hypercar 

Voltar para o Início